terça-feira, 26 de março de 2013

Seminário de Politicas Publicas


Seminário de Políticas Públicas


Neste sábado 23/03 foi realizado no auditório do CIAC o Seminário de Políticas Públicas promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura,  presente o Prefeito Municipal Arlindo Barbosa Filho, Secretário Municipal de Agricultura Raimundo Ribamar Soares, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Adryana Santos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Sr. Bonicio, Veradores Washington Luis de Oliveira Soares Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Gonzaga Coelho de Sousa e Gildenor Gomes de Sousa, Agente de Desenvolvimento do BNB Jeanne Gomes, Coordenadora do PAA da SEDES Antonia Lucia Malheiros, Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cantanhede - MA Paulo Coelho, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Buriti Bravo Petrônio Coelho, representante das Boleiras de Cantanhede Elis Regina e Representante da Cooperativa de Alimentos de Buriti Bravo Darci Pereira.
O Seminário foi realizado com o intuito de fomentar a participação dos pequenos agricultores familiares nas diversas modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal.



O Prefeito Arlindo Barbosa Filho falou que a prefeitura não tem emprego para todos mas tem como apoiar todos que queiram trabalhar. Falando das estradas do município disse que a partir de julho vamos ter 200 km de estradas recuperas . 10 kits de irrigação para a agricultura familiar.


Antonia Lucia Malheiros explicou aos presentes que o PAA garante a compra da produção de alimentos dos pequenos agricultores num limite de R$ 4.500,00 anuais por família, definido através da tabela de preços da CONAB, ou seja, o agricultor já planta sabendo o quanto vai receber e não corre o risco de não ter mercado para a sua produção.

Paulo Coelho falando de suas experiencias 
no Município de Cantanhede


Elis Regina de Cantanhede representante 
das boleiras contando sua expereiencia

Petrônio Coelho falando das 
experiencias em Buriti Bravo

Darci Pereira representante da cooperativa 
de alimentos de Buriti Bravo



No termino do Seminário o Portal esteve 
com o Secretário de Agricultura


Portal - O que o Secretario achou do Mutirão de Documentação realizado pelo MDA e INCRA para as trabalhadoras rurais?

Secretário – Acho muito importante porque na zona rural existe uma carência muito grande de documentação das pessoas e a nossa prioridade é regularizar esses trabalhadores para que possamos incluir eles nos Programas do Governo Federal e também da a eles a condição de receber financiamento para que possa produzir e melhorar a qualidade de vida. Pois essa é uma preocupação do Prefeito Arlindo Barbosa Filho e também do Secretário de Agricultura de Fortuna.

Portal – Em sua opinião o Seminário deixou alguma esperança para o agricultor familiar.

Secretário – Sim, mas na minha opinião os nossos trabalhadores rurais não acreditam que é possível se  desenvolver e produzir, porque a gestão que nos antecedeu não valorizou os trabalhadores rurais, mas nós vamos provar que é possível mudar praticando politicas publicas direcionadas a esses pequenos produtores que representa a grande maioria da população do município. Por esta razão estamos trazendo programas que garante a eles a comercialização de seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"