quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

SENAR 2016

Senar fortalece programas de promoção Social em 2016

Do Notícias SENAR Maranhão

A iniciativa visa elevar a qualidade de vida dos produtores rurais com oferta de atendimento nas áreas de saúde

Mulheres rurais são atendidas nos programas de Promoção Social do Senar.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ampliou, este ano, a sua atuação nos diversos municípios maranhenses, com atendimento ao setor produtivo rural com programas e ações de sua expertise. Destaque para os programas de Formação Profissional Rural (FPR), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Negócio Certo Rural (NCR) e Promoção Social (PS).
De grande importância para o homem do campo, a Promoção Social – é um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador e ao produtor rural e suas famílias, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, favorecendo assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.
Equipe do Senar e parceiros fazem serviço de barbearia em produtores rurais.

É o caso, por exemplo, dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem Rural, Educação Ambiental, Alimentação e Nutrição, Primeiros Socorros, Saúde Materno Infantil, Artesanato de material reciclável e Associativismo.
De acordo com gerente de Promoção Social do Senar, Yolanda Gomes,  as ações devem ter o enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento e atitudes.

Programa Saúde do Homem – atenção ao homem rural maranhense.
“Todas essas atividades contribuem para a prevenção de doenças dos moradores das áreas rurais, onde o acesso às informações é mais difícil”, disse ela, ao tempo que afirma ser o objetivo da entidade, trabalhar o lado preventivo, mas também levar aos produtores rurais, mutirões com  atendimento médico e equipe multiprofissional para detecção de patologias e prevenção de doenças, com palestras e orientação.
Parceria
Yolanda revela que 15 mutirões de saúde foram realizados pelo Senar em parceria com prefeituras e sindicatos de produtores rurais. Desses, sete foram voltados para a Saúde do Homem e oito para a Saúde da Mulher. Nos eventos de Saúde do Homem foram realizados 807 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), cuja função é diagnosticar o câncer de próstata. Antes, porém, profissionais de saúde realizaram palestras elucidativas, seguidas pelo serviço de barbearia.


Crianças recebem flúor de profissionais de odontologia.
Mil duzentos e onze exames preventivos do câncer do colo do útero (Papanicolau) foram coletados nos 06 municípios atendidos pelo Senar e parceiros. Palestras também foram ministradas com o intuito de esclarecer sobre a importância da realização do exame.
Além das ações de prevenção da saúde, as mulheres e homens rurais contaram ainda com espaços de beleza para a realização de corte e escova de cabelos e entrega de kits compostos por xampu, condicionador, creme de pentear e sabonete. Seus filhos também receberam atenção especial com aplicação de flúor por dentistas. Lazer e lanches também compõem os programas.
“Em 2017 a Promoção Social intensificará mais ainda as ações educativas na área da saúde de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor”, prevê a gerente de PS do Senar, satisfeita com o resultado.
Em conformidade com Yolanda, o superintendente estadual  do Senar, Luiz Figueirêdo, declara: “É muito importante esse trabalho que o Senar vem desenvolvendo no estado, pois além de estar cumprindo a sua missão institucional, está também contribuindo para minimizar os efeitos maléficos das doenças sexualmente transmissíveis”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"