sábado, 5 de outubro de 2013

Constituição de 1988

Carta Magna
25 anos


Declaro promulgado o documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da Justiça social do Brasil.
Ulysses Guimarães


A Constituição Brasileira completa hoje 25 anos, o Senado assistiu no dia três o lançamento de um livro sobre os 25 anos da Constituição, cujo titulo "Constituição de 1988, 25 anos - A Construção da Democracia e Liberdade de Expressão: o Brasil antes, durante e depois da Constituinte". O livro foi apresentado no Salão Nobre, em cerimônia que teve a presença do presidente da Casa, Rena Calheiros, que foi deputado constituinte - comemorou o fato de o brasil atravessar o mais longo período contínuo de plena democracia, e lembrou algumas das inovações contidas na lei máxima do país, como a limitação da jornada de trabalho, o salário mínimo nacional, os direitos de índios e quilombolas, o voto a partir dos 16 anos e a criação da Defensoria Pública. Além de uma série de inovações, ela alavancou nosso conceito de cidadania - afirmou Renan.
A liberdade de imprensa e de expressão, garantida pela Constituição de 1988, foi destacada na solenidade. O presidente do Senado disse que cumprirá o compromisso de impedir "qualquer ensaio" de limitar a liberdade dos meios de comunicação. Para ele, a imprensa é insubstituível na democracia moderna.  

   

Um comentário:

  1. Depois da Constituição o Brasil mudou, muitos direitos foram adquiridos.

    ResponderExcluir

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"