terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Homenagem

Homenagem a Fernando Lyra

Pronunciamento na integra


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou nesta segunda-feira (18) requerimento de homenagem ao ex-deputado e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, falecido no último dia 14. O parlamentar lembrou ter ingressado na política pelas mãos do ex-ministro – foi seu chefe de gabinete no ministério – e contou que nunca deixou de tê-lo como conselheiro político.
Cristovam pediu que a homenagem fosse também acompanhada de voto de profundo pesar e de apresentação de condolências à família.
Segundo o senador, Fernando Lyra foi um político de princípios, que "fazia política com objetivos, com propósitos, não com interesses menores”. Para Cristovam, o ex-ministro sabia onde queria chegar e sua primeira meta sempre foi a democracia, uma vez que começou na política combatendo o regime militar.
O representante do Distrito Federal lembrou que o ex-deputado era grande articulador político e tinha a habilidade necessária para se chegar aos objetivos propostos. Ele destacou também a coragem de Lyra para fazer um caminho diferente quando fosse preciso, citando sua adesão à eleição de Tancredo Neves à Presidência da República no colégio eleitoral, em 1984, depois que a emenda para eleições diretas foi derrotada no Congresso Nacional.
Cristovam lembrou ainda que, como ministro, Fernando Lyra participou de decisões que mudaram o país, como o fim da censura e a adoção do multipartidarismo. Ele destacou ainda a “imensa generosidade” do ex-ministro, que "em nenhum momento colocava seu interesse pessoal na frente do interesse do grupo ao qual ele pertencia, fosse um partido político, fosse o grupo dos seus amigos".
Associaram-se à homenagem, em apartes, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Agência Senado  (18/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"