sábado, 26 de novembro de 2016

Novembro azul


Novembro Azul nos Povoados Barro Preto e Taboca


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica e do programa Saúde da Família, realizou palestras e orientações dando continuidade a programação do mês Novembro Azul nas UBS dos povoados, Barro Preto e Taboca, mostrando que o câncer da próstata tem cura quando tratado no começo.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum nomundo e o de maior incidência nos homens. As taxas de manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores no países desenvolvidos.

Os casos ocorrem mais em homens com mais de 65 anos, quando o câncer é diagnosticado e tratado no inicio tem os riscos de mortalidades reduzidos.

Sendo a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos neste grupo, a próstata é uma grandula que só o homem possui, Homens com mais de 50 anos devem procurar uma UBS para realizar exames de rotina. O sintoma mais comum do tumor é a dificuldade de urinar.


O toque retal é o exame mais utilizado e eficaz, o exame de sangue PSA, que identifica o aumento de uma proteína produzida pela próstata que pode ser o indicio da doença. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"