segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Projeto MAPITO/SENAR

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL COM MERITOCRACIA
“Projeto MAPITO”
O programa MAPITO (2014-2015) uma iniciativa do SENAR(FAEMA/SENAR-MA) e SEBRAE com parcerias de Sindicatos de Produtores e prefeituras, no Maranhão atuou em 20 municípios do médio sertão maranhense, seguindo um corredor que ia de Presidente Dutra a Barão de Grajaú, o objetivo do programa foi estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuados baseado no mérito aos produtores da classe “C” e “D/E” potencial, que englobou todos os processos da cadeia produtiva da propriedade – possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e os processos de gestão do negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família da comunidade

Cadeias Produtivas trabalhadas no Maranhão: Pecuária de leite e corte (ILP- Integração Lavoura Pecuária). Apicultura, Psicultura, Abacaxicultura

Municípios selecionados: Presidente Dutra (Regional), Governador Arche, Tuntum, Santa Filomena, Graça Aranha e São Domingos do Maranhão.

Colinas (Regional), Fortuna, Jatobá, Buriti Bravo, Passagem Franca, Lagoa do Mato, Sucupira do Norte e Mirador.

Barão de Grajau (Regional), São João dos patos, Paraibano, Pastos Bons e Sucupira do Riachão.

Ao todo foram atendidas 1000 propriedades rurais que se localizavam nos municípios acima.

Dentre os municípios contemplados, estava o município de Fortuna-ma, com 60 produtores das cadeias gado de leite e corte atendidos. Assim como nos outros municípios atendidos, os produtores recebiam visitas técnicas regulares uma vez por mês com duração de 4h, como forma de melhorar e desenvolver seu sistema de produção e gerenciar sua propriedade, nessas visitas eram levantados dados de econômicos para gerenciamento e elaboração do custo de produção, bem como eram feitas recomendações técnicas ao produtores, visando diminuir o custo e aumentar a eficiência  do sistema produtivo.

A equipe técnica foi formada de técnicos agrícolas, técnicos em agropecuária, médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos. A partir de 2016 as ações de assistência técnica do SENAR-MA sofreram mudanças, de modo que, a partir de então serão elaborados projetos visando crédito rural aos produtores e será prestada assistência técnica continuada- PROGRAMA CRÉDITO RURAL ASSISTIDO.

O foco nessa nova etapa será ainda a assistência técnica continuada, porém com a inserção do crédito rural, visando aumentar ainda mais a produtividade e a renda dos produtores rurais.
Dessa forma aliando o credito rural a assistência técnica haverá muito mais segurança por parte do produtor, pois contará com um profissional orientando-o continuamente, o que levará a diminuição de riscos econômicos e emprego mais seguro do crédito, o que garante também segurança as agencias credoras, em que haverá mais segurança no retorno do crédito e menor incidência de inadimplência.
No mês de março haverá uma reunião no CIAC em Fortuna-MA, com maiores esclarecimentos sobre as ações do SENAR-MA no município. Está reunião contará com a participação de gestores públicos locais (sec. de agricultura), sindicato de produtores de Fortuna e representantes do SENAR-MA, para maiores esclarecimentos.
            

ROZALINO AGUIAR
ENG. AGRONOMO
SUPERVISOR DE ASSISTENCIA TECNICA E GERENCIAL SENAR-MA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"