Começa a campanha Novembro Azul, de conscientização sobre câncer de
próstata
Ana Cristina Campos
- Repórter da Agência Brasil
Depois do Outubro
Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, o que
mais afeta as mulheres, tem início hoje (1º) o Novembro Azul, campanha destinada à prevenção
do câncer de próstata.
Segundo estimativas
do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2
mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde
indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No
Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás
apenas do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o
Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que
cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são
diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de
mortalidade chegue a 25% dos pacientes.
O Inca alerta que
alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros
órgãos. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, levando cerca de 15
anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida, nem ameaçar
a saúde do homem.
Em setembro, o Inca
lançou uma cartilha que trata de aspectos gerais do
câncer de próstata e aborda possibilidades e limites para detecção precoce,
fatores que podem aumentar o risco da doença, além de sinais e sintomas do
tumor.
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