terça-feira, 30 de maio de 2017

Primeiras notas de corte

MEC divulga as primeiras notas de corte do Sisu
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (30) as primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema.

A nota é calculada diariamente com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. É a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionado para o curso. O candidato que já fez a inscrição poderá consultar a própria classificação parcial na opção do curso escolhida.

O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.

As inscrições começaram nessa segunda-feira (29) e vão até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2016 e não ter tirado 0 na redação. Mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado. O candidato pode fazer até duas opções de curso e alterá-las até o fim do prazo de inscrição.

Ontem, um problema no sistema pode ter afetado 600 mil candidatos. Segundo o ministério, a situação foi normalizada e os estudantes atingidos orientados a trocar de senha.

Ao todo, são ofertadas neste semestre 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Continua a vacinação contra agripe

Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem as próximas duas semanas para se proteger contra a doença. A imunização segue até o dia 9 de junho em todo o país, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (25). A decisão de prorrogar a imunização teve como motivo a baixa adesão do público-alvo à campanha.

A dose está disponível desde o dia 17 de abril para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; e professores.

A orientação do ministério é que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências específicas apresentem prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Baixa adesão

Balanço da pasta divulgado na semana passada indica que, entre os grupos que integram o público-alvo, os idosos registram a maior cobertura vacinal (72,4%). Em seguida estão puérperas (71,2%) e indígenas (68,6%). Os grupos que menos se vacinaram são crianças (49,9%), gestantes (53,4%), professores (60,2%) e trabalhadores de saúde (64,2%).
Também foram aplicadas 7,1 milhões de doses em pessoas com doenças específicas, privadas de liberdade e em trabalhadores do sistema prisional.

Segurança

A vacina disponibilizada pelo governo protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal, de acordo com o ministério, é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio até agosto.


domingo, 28 de maio de 2017

Med center consultas


Sisu abre inscrições

Sisu abre inscrições amanhã; vagas estão disponíveis para consulta

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

Começam amanhã (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão disponíveis para consulta na página do Sisu. As inscrições vão até dia 1º de junho.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o final do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Uma vez por dia o Ministério da Educação divulga a nota de corte de cada curso de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.

Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O número de vagas reduziu em relação ao ano passado, quando, no segundo semestre, foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. A oferta depende da adesão das instituições públicas de ensino superior, que neste ano ficou aberta até o dia 19 de maio.

Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.

As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

7º aniversário da MCM Fortuna


A União de Mulheres Cristã Missionaria da 1ª Igreja Batista realizou nos dias 20 e 21 festa em comemoração dos sete anos da organização,com o Tema “Levantaivos Mulheres” o culto contou com os grupos de mulheres das Igrejas Evangelicas de Fortuna e da Igreja Batista Kerigma de São Domingos do Maranhão.

Durante os sete anos de existencia, Deus tem abençoado a União de Mulheres Cristã em Mmissão da PIB Fortuna, que nestes dois dias reunidas louvaram e agradeceram a Deus por mais um ano de vitória.

A programação do sábado (20/05) contou com varias apresentações da M.C.M. local e da Igreja Cristã, a preleção da noite ficou a cargo da irmã Suely da M.C.M. da Igreja Batista Kerigma de São Domingos do Maranhão.

No domingo (21/05) teve varias apresentações da M.C.M. local com louvores, coeografia e peça, e a igreja Cristã teve participação com uma apresentação, sendo a preletora da noite a irmã Dalvanir esposa do Pr. Manassés executivo da Associação Medio Mearim e Pastor da Igreja Batista de Pedreiras.

Esteve presente ao culto irmãs da 1ª e 2ª Igreja Cristã, Assembléia de Deus, Assembléia de Deus Madureira, Igreja Pentecostal Santuario de Deus e Igreja o Brasil Para Cristo, O pastor da Igreja Kerigma de São Domingos do Maranhão, pastor Manassés da Igreja Batista de Pedreiras e o pastor Laércio Dias Barbosa da Igreja Assembléia de Deus Madureira.



quarta-feira, 24 de maio de 2017

Plano Municipal de Saneamento

1ª Reunião Publica para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Fortuna



No auditório Josué Marques de Sousa a Prefeitura Municipal de Fortuna, realizou na quarta-feira (17/05) a 1ª Reunião Pública para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Fortuna, na ocasião foi apresentado o Comitê de Coordenação.

O Comitê tem os seguintes membros Adriana Pereira Santos – Chefe de Gabinete; Raimundo Dias dos Santos – Agente de Saúde; Sanclair Alves Araújo – Professor; José Oliveira do Nascimento – STTRF, Rosa Oliveira do Nascimento – Clube de Mães; Osvaldo Coelho de Sousa Filho – Secretário de Agricultura; Nelson Frazão – Secretário de Obras; Genielma Maia Pinheiro – Professora; Juciária de Sousa Cruz – Agente Administrativo e Valmira Pereira Coelho Machado – Professora.

A reunião teve como moderador o professor Sanclair Alves Araújo, e os técnicos do convênio Universidade Fluminense e Funasa, participaram dos debates os vereadores Luís Gonzaga Coelho de Sousa, Gildenor Gomes de Sousa, Josélia Santos Carvalho Pereira e Roberto Luís Rodrigues da Silva Messias – presidente da Câmara, na reunião teve a participação da comunidade fortunense


Taça Cultural 2017


terça-feira, 23 de maio de 2017

Vacinação termina na sexta-feira

Campanha de vacinação contra gripe termina na sexta-feira

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil


Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe – a vacina está disponível nos postos de saúde até a próxima sexta-feira (26) para o público-alvo da campanha. Balanço atualizado do Ministério da Saúde indica que, até o momento, 58,2% do público-alvo já foi vacinado.

De acordo com o ministério, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O público-alvo é formado por 54,2 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da doença. A meta do governo é vacinar 90% desse grupo até o dia 26 de maio.

Cumprimento da meta

A meta de vacinação ainda não foi alcançada em nenhum grupo prioritário. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 14 milhões de doses aplicadas, o que representa 67,1% deste público. Em seguida vêm as puérperas (65,4%) e trabalhadores de saúde (59,4%).

Os grupos que menos se vacinaram são indígenas (37,1%), crianças (44,9%), gestantes (49,2%) e professores (52,4%). Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 6,2 milhões de doses nos grupos de pessoas com morbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

Os estados com a maior cobertura de vacinação no país, até o momento, são: Amapá (79,4%), Paraná (74,1%), Santa Catarina (72,3%), Rio Grande do Sul (70,8%), e Goiás (66%). Já os estados com menor cobertura são: Roraima (41,5%), Pará (44,3%), Rondônia (44,6%), Rio de Janeiro (45,8%), Mato Grosso (48,5%), Acre (48,6%) e Piauí (50,4%).

Quem deve se vacinar

Desde o dia 17 de abril, a dose está disponível nos postos de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem necessidade de prescrição médica.

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Recuperação de ruas

Recuperação das ruas do 
Conjunto Ademar Coelho
A Prefeitura através secretaria de obras do município de Fortuna, recuperou as rus do conjunto Ademar Coelho limpando e piçarrando as ruas que estavam sem condições de trafego de veículos e dos pedestres.

Após solicitações dos moradores do Conjunto aos vereadores, eles solicitaram a recuperação das ruas do Conjunto 

domingo, 14 de maio de 2017

Feliz dia das Mães


Visita domiciliar

ESF Morada Nova realiza visita domiciliar


Na quarta-feira (10/05) a equipe do programa Saúde da Família do Povoado Morada Nova, coordenada pela enfermeira Priscila com os ACS, realizaram visitas domiciliares a idosos e acamados que residem no povoado, aproveitando o momento realizaram vacinação contra a influenza.

As Equipes do Saúde da Família tem desenvolvido um trabalho de acompanhamento de idosos e acamados residentes em suas áreas de atuação.




sábado, 13 de maio de 2017

Acidente com Ônibus do Vasco

Ônibus do Vasco sofre acidente e cinco jogadores ficam feridos

Equipe sub-17 do clube carioca voltava de um jogo realizado na Região Serrana do Rio de Janeiro
Um acidente com o ônibus que transportava a equipe sub-17 do Vasco deixou cinco jogadores feridos na tarde deste sábado (13). O veículo virou perto da cidade de Cachoeira de Macacu, na Região Serrana do Rio de Janeiro, quando voltava de Friburgo a caminho da capital fluminense.


De acordo com o UOL, os feridos foram levados para um hospital da região e o estado de saúde deles não é grave, segundo informou o Vasco. Eurico Miranda, presidente do clube, enviou ao local uma equipe de médicos vascaínos para prestar assistência.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Vaquejada

Câmara aprova proposta que regulamenta vaquejadas
Iolando Lourenço e Luciano Nascimento - Repórteres da Agência Brasil
A Câmara Dos deputados aprovou hoje (10) em 1º turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/17 que considera as vaquejadas como praticas não cruéis. A proposta altera a Constituição para estabelecer que não são consideradas cruéis as atividades desportivas que utilizem animais, desde que sejam registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e garantam o bem-estar dos bichos. O texto foi aprovado por 366 votos a favor, 50 contra e 6 abstenções.
Deputados defensores dos direitos dos animais criticaram a PEC que, no entendimento deles, permite a prática de maus tratos. Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que regulamenta a prática das vaquejadas porque submeteria os animais à crueldade. 

“O STF entendeu que deve prevalecer o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, porque se trata de um direito que cuida de algo que diz respeito ao indivíduo, à sociedade e às futuras gerações, e, por essa razão, declarou inconstitucional a vaquejada pelo sofrimento que provoca nos animais”, disse o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ).

A proposta, de origem do Senado, foi defendida principalmente por deputados das regiões Nordeste e Centro-Oeste. O deputado Domingos Neto (PSD-CE) rebateu as críticas e disse que o texto da PEC vem justamente regulamentar a prática. “Uma vaquejada com rabo artificial, com proteção para o cavalo, com uma nova cama de areia, garantindo proteção ao animal”, disse.

“Essa PEC é para resguardar a história do país, a bravura do vaqueiro e do homem nordestino. E também para reavivar uma força econômica muito importante para o povo brasileiro”, acrescentou o deputado Danilo Forte (PSB-CE).

O deputado João Marcelo Souza (PMDB-MA) disse que os que se colocam contra o texto adotam uma atitude hipócrita. “São deputados do Sul, do Sudeste, que nada entendem de vaquejada. Isso se chama hipocrisia. Vocês não conhecem a cultura do Nordeste. Nunca se quis fazer mal a animal nenhum”, disse.

O deputado Ricardo Izar (PP-SP) rebateu Marcelo Souza e afirmou que uma “manifestação tão agressiva assim só poderia se esperar de alguém que defende os maus tratos contra animais”. Izar é um dos principais defensores dos direitos dos animais na Casa e chegou a presidir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de maus tratos.

O texto da PEC agora terá que passar por nova votação no Plenário da Câmara, em segundo turno. O prazo regimental determina intervalo mínimo de cinco sessões entre uma e outra votação. Caso não haja alterações no texto, ele será promulgado. Do contrário, terá que retornar ao Senado para nova votação.


domingo, 7 de maio de 2017

Med Center


Inscrição do Enem

Inscrições para o Enem 2017 começam amanhã




Começam amanhã (8) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Os candidatos poderão acessar o sistema a partir das 10h. O prazo para se inscrever termina às 23h59 do dia 19 de maio, pelo site do Enem. A prova será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

A taxa de inscrição para o Enem 2017 é R$ 82, que deve ser paga até o dia 24 de maio. Pelas regras do edital, estão isentos de pagamento os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram oCadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Índios Gamela

DOCUMENTOS DE PORTUGAL CONFIRMAM QUE ÍNDIOS GAMELA SÃO DONOS DE TERRA


Do Brasil 247

247 - Documentos históricos do século 18, pertencentes à Coroa Portuguesa, comprovam que os índios Gamela são os legítimos proprietários da área que hoje reivindicam no estado do Maranhão. No último domingo, 30, pistoleiros atacaram o Povoado de Bahias, em Viana (MA), a golpes de facão e pauladas. Um índio teve a mão decepada (leia mais). 

Os documentos foram apresentados nesta terça-feira, 2, no plenário da Câmara, pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA). Em discurso na Câmara, Geraldo destacou um ofício da Coroa, datado de 28 de outubro de 1784. "Este ofício tinha como destinatários o Governador do Maranhão, na época Governador e Capitão-General do Maranhão e do Piauí, José Teles da Silva, e o Secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, informar a descida dos índios gamela do sertão para a vizinhança para da Vila de Viena, que naquele tempo era uma vila. Está aqui a carta escrita a punho", disse o parlamentar. 

"Foi a primeira sesmaria dada aos índios brasileiros, ou seja, os primeiros índios do Brasil que tiveram a doação de uma sesmaria foram os índios gamela no Maranhão, e o Ministro vem falar em supostos índios", acrescentou. 

Zé Geraldo não poupou críticas ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que após o ataques aos índios, divulgou nota afirmando que iria apurar o ato contra "supostos indígenas". "Está aqui a prova, Sr. Ministro. Se V.Exa. não sabia, está aqui a carta, está aqui um ofício de 1784, e V.Exa. falar em supostos índios é uma vergonha nacional. Eu acho que V.Exa. é um suposto Ministro", afirmou. 

Confira os documentos:


1 - OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão e Piauí, José Teles da Silva, para o secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, a informar a descida dos índios gamelas, do sertão para a vizinhança da vila de Viana.

Leia mais e veja documentos clicando aqui 

Festival do Milho

Festival de milho



Neste sábado (29/04) a Igreja Batista Gileade realizou no pátio do mercado, o Festival do Milho, com muita comida típica feita com milho.

Um bom grupo de jovens e adultos estiveram participando do evento, segundo a organização o festival foi um sucesso, e que vai ser repetidos outras vezes.    


MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"