sexta-feira, 31 de maio de 2013

Informativo Saúde


Conselhos da Dra. Márcia



Se você está tentando engravidar e não está conseguindo você pode está apresentando algum grau de infertilidade. Começamos a investigar infertilidade quando a mulher está a um ano sem fazer nenhum método anticoncepcional e mantendo relações sexuais frequente sem conseguir engravidar.

O primeiro momento é avaliar pela ultrassonografia durante o período fértil se a mulher ovula normalmente e se esses folículos apresentam um padrão viável para a gravidez que é realizado a partir do 10° dia da menstruação. Uma das maiores causas de infertilidade é justamente anovulações crônicas por conta de ovários micropolicísticos e disfunções hormonais como insuficiência de progesterona.

No dia a dia do consultório ginecológico é frequente as queixas femininas de infertilidade e ao fecharmos esse diagnóstico e estabelecermos um tratamento essas pacientes engravidam em mais de 80 % dos casos. Após o uso da progesterona bioidêntica os resultados melhoraram bastante, inclusive os estudos mostram que pacientes que antes iriam para fertilização in vitro, hoje com a reposição desse hormônio na época certa a chance de engravidar aumenta bastante. A progesterona bioidêntica é um hormônio com a mesma configuração do hormônio produzido pelos ovários e seu uso transdérmico (na pele), afasta muitos dos efeitos indesejáveis dos hormônios sintéticos via oral.

Portanto, se você não está conseguindo realizar o sonho de ter um filho procure um ginecologista que possa fazer o diagnóstico e o tratamento devido. Hoje a mulher vive a era das múltiplas funções e apesar de todas as conquistas no campo profissional ter filhos continua sendo uma das maiores realizações afetivas nossas pois através da maternidade sentimos o mistério da vida se realizando em nós e nos aproximamos mais da perfeição de Deus, obedecendo a nossa natureza de mulher e mãe.



Dra. Márcia Cardoso Mendes, (especialista em ginecologia e obstetrícia) atende na clínica PRÓ-SAÚDE. e 1ª Dama do Município de Fortuna.

Um comentário:

  1. Desculpe usar este meio, mas preciso de uma informação sobre uma pessoa que mora em sua cidade. O nome dela é Tatiana Barbosa e mora na rua Gil Coelho. Você poderia me dizer se essa pessoa realmente mora em Fortuna-MA?

    ResponderExcluir

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"