segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Outubro Rosa

Outubro Rosa na Sede


O evento Outubro Rosa realizou durante o mês de outubro, vários eventos nas Unidades Básicas de Saúde localizadas nos Povoados, e encerrando na sede nas Unidades Doca Rego no Bairro Piauí e Josué Marques no Bairro Maranhão.

Durante os eventos as equipes de Saúde da Família, esclareceu durante as palestras mostrando imagens das sequelas causadas pelo câncer de mama, o que pode ser evitado com um simples exame realizado ou pela mamografia quando solicitada pelo médico.


Quando é diagnosticado no começo evita os traumas causados por cirurgias ou mesmo levando a paciente a morte.



domingo, 30 de outubro de 2016

Retorno a CUBA

Dr. Dainosky retorna a Cuba



Na quarta-feira (23/10) os funcionários e a equipe do PSF da UBS moradores do Barro Preto, realizaram uma confraternização para a despedida do médico Cubano Dr. Dainosky que durante três anos esteve atendendo a população dos povoados.

Durante o período esteve atendendo aos moradores da região, procurando amenizar as dores dos pacientes que eram atendidos, Dr. Dainosky fez muitas amizades e vai deixando em Fortuna muita saudade, para os moradores dos povoados e a equipe que trabalhou com ele.


Dr. Dainosky voltou para Cuba com a certeza de ter cumprido a sua missão, aplicou os seus conhecimentos tratando da saúde de uma população rural que muito agradece, eles ficam na espera de quando virar outro médico como o Dr.Dainosky para atendê-los. 

Foi entregue um certificado ao Dr. Dainosky como melhor médico assinado por todos da equipe.

Fotos/Enf, Nilsa


Futebol

Debilitado, Pelé não consegue andar nem com a ajuda de bengala

Ex-jogador está com dificuldades de permanecer em pé, diz colunista do jornal O Globo


O ex-jogador Pelé passa por um momento difícil. O “Rei do futebol” não está conseguindo caminhar, mesmo com a ajuda de uma bengala, segundo informou a coluna Gente Boa, do jornal O Globo.

O ídolo brasileiro não consegue se mover por poucos metros e tem bastante dificuldades para permanecer em pé.
Em 2012, Edson Arantes do Nascimento passou por uma cirurgia no quadril mal sucedida é chegou a dizer que houve erro médico, sendo submetido posteriormente por outro procedimento cirúrgico.

Eleição 2ª Turno

SEGUNDO TURNO ENVOLVE 33 MILHÕES DE ELEITORES EM 57 CIDADES




O segundo turno das eleições municipais, neste domingo (30), vai movimentar quase 33 milhões de eleitores (32.986.856), 22,5% do total nacional, em 57 municípios, sendo 18 capitais. Essa segunda rodada ocorre nas capitais ou cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato conseguiu mais da metade dos votos válidos no último dia 2 continue lendo

sábado, 29 de outubro de 2016

Outubro Rosa Morada Nova

Outubro Rosa no Povoado 
Morada Nova

Na quarta-feira (26/10), mais uma palestra foi realizada pela equipe do PSF no Povoado Morada Nova, as mulheres participaram da reunião no prédio da UBS, a palestrante mostrou o risco que corre as mulheres que não fazem o diagnostico preventivo da doença.

O câncer de mama e do colo do útero tem causado muitas vítimas por falta de exames preventivos, quando as mulheres vão procurar o atendimento, muitas vezes já é tarde, causando a morte ou deixando sequelas na paciente. 


Curso de Flores

Curso de Flores Realizado pelo Ministério Tikva


Na terça-feira (25/10) o Ministério Tikva realizou o encerramento do curso de flores que foi realizado para 17 irmãs na casa da irmã Ana Raimunda, o curso que desafiou as habilidades adormecidas das mulheres participantes do curso, muitas achavam que era impossível fazer, ao terminar estavam achando fácil.

O evento foi realizado na 1ª Igreja Batista localizada próxima a praça da Liberdade, com a presença de convidados que participaram do Culto de Ação de Graças e da exposição dos trabalhos feitos pelas alunas.


O evento foi uma parceria do Ministério Tikva e a MCA da PIB Fortuna, contou com a presença do Pastor Ednaldo Monteiro e esposa, e uma representante da MCA da Igreja Batista Kerigma de São Domingos do Maranhão, e outras mulheres das Igrejas Locais. 


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pai mata filho no Maranhão

Homem mata filho porque não queria que a mulher fumasse


Do Noticias ao Minuto


O crime aconteceu em Araioses, interior do Maranhão


Um motivo banal motivou o assassinato de uma criança, crime cometido pelo próprio pai em Araioses, interior do Maranhão.

PUB
De acordo com o R7, o pescador Paulo James da Silva, de 32 anos, matou o menino porque não queria que a mulher fumasse cigarro. Segundo informações, eles começaram a brigar em uma festa após a mulher acender um cigarro e incomodar o suspeito que a agrediu.

Após a agressão, ele foi embora da festa e disse à mulher que mataria os filho do casal e os enteados de 4 e 9 anos.

A criança mais velha estava assistindo TV e levou o primeiro golpe de faca. Em seguida, foi até o quarto onde o mais novo dormia na rede e o matou, cumprindo a ameaça. A criança ferida tentou defender o caçula. O outro irmão, que também estava no quarto, se escondeu para escapar do padrasto.

Ao tentar fugir, ele encostou num poste e e levou uma descarga elétrica, morrendo no hospital. A criança mais velha fez cirurgia e não corre risco de morte.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Outubro Rosa

Outubro Rosa no Povoado Varjão



Nessa quarta-feira (26/10) a equipe de saúde liderada pela enfermeira Joseyse Batalha, realizaram mais uma palestras com mulheres com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama.


As palestras foram realizadas no Povoado Varjão para as mulheres que participaram das palestras, sobre prevenção preventiva do câncer de mama, que se descoberto a tempo pode evitar o pior. 


Fotos/SEMUS

Prestação continuada

PENSÕES DOS MAIS POBRES NÃO SERÃO MAIS VINCULADAS AO SALÁRIO MÍNIMO


A ideia do governo Temer é incluir na reforma da Previdência a desvinculação dos benefícios de prestação continuada (Loas) e pensão por morte do salário mínimo; a justificativa é que, nos últimos anos, a política de aumento real do salário mínimo (acima da inflação) fez os gastos da seguridade social explodirem; juristas, porém, desaconselham a medida, alertando para o risco de que essa vinculação seria "cláusula pétrea" da Constituição continue lendo no Brasil 247


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Desaposentação é ilegal

POR 7 A 4, STF DECIDE QUE DESAPOSENTAÇÃO É ILEGAL




Em julgamento há dois anos no Supremo Tribunal Federal, a desaposentação - possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social - foi considerada ilegal nesta quarta-feira 26; por 7 votos a 4, os ministros consideraram a desaposentação inconstitucional por não estar prevista na legislação continue lendo no 247


Mendonça terá que explicar

MENDONÇA TERÁ QUE EXPLICAR PEDIDO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS EM OCUPAÇÕES


No último dia 20, o ministro da Educação encaminhou documento aos dirigentes de institutos federais dando um prazo de cinco dias para que eles identificassem e encaminhassem ao governo federal os nomes de manifestantes que estivessem ocupando essas instituições pelo País; a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, questionando o propósito desse pedido em ofício enviado ao ministro continue lendo no Brasil 247


Reunião com Diretores

Secretário de Educação faz reunião com Diretores de Escolas

O Secretário de Educação Rivadavia Paz, reuniu na manhã de terça-feira (25/10) os diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino, e a equipe de coordenação da secretaria para discutir o encerramento do ano letivo de 2016.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, onde  foram abordados vários assuntos dentre eles: Encerramento do ano letivo de 2016, Calendário da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), Questões relacionadas a aprovação e reprovação, Planejamento e Organização dos documentos e Relatórios Finais 


Aprovada PEC 241 na Câmara

COM 359 VOTOS, CÂMARA APROVA PEC 241 EM 2º TURNO

Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 25, em segundo turno, o texto principal da Proposta de Emenda à Constituição que limita por 20 anos os gastos públicos, indexando-os à inflação; PEC 241 foi aprovada com 359 votos a favor, 116 votos contra e 2 abstenções; desde o início da discussão da PEC 241, a oposição critica a medida e diz que a limitação vai retirar recursos das áreas sociais, principalmente da saúde e da educação; alerta é confirmado por economistas, médicos, juízes, promotores, e profissionais de várias áreas; para que a PEC 241 seja encaminhada para discussão e votação no Senado, os deputados precisam agora votar os destaques ao texto; presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os aliados do governo esperam concluir a apreciação da PEC na Casa em novembro Continue lendo no Brasil 247

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Morre Capitão do Tri

MORRE CARLOS ALBERTO TORRES, CAPITÃO DO TRI

25 de outubro de 2016/Do Brasil 247


Ex-jogador da seleção brasileira Carlos Alberto Torres, que comandou o time no tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, no México, morreu aos 72 anos, vítima de um infarto; jogador é considerado o maior lateral-direito da história do futebol no Brasil

247O ex-jogador da seleção brasileira Carlos Alberto Torres, que comandou o time no tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, no México, morreu aos 72 anos, em casa, vítima de um infarto.

Carlos Alberto Torres é considerado o maior lateral-direito da história do Brasil. O jogador começou a carreira pelo Fluminense, ainda década de 60, onde conquistou o título carioca em 1964 e a Taça Guanabara em 1966.

Ainda em 1966, ele foi para o Santos onde jogou ao lado de Pelé. No time paulista ele jogou por oito nãos e faturou aça de Prata de 1968, além de quatro títulos do campeonato paulista (1967, 1968, 1969 e 1973) e a Recopa Sul-Americana de 1968.


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Escolnha Aprovaao


Professor Mariano treina Escolinha para disputar Campeonato Regional


Nesse domingo a Escolinha Aprovação esteve treinando no campo do Guarani, o professor Mariano vem preparando os alunos da escolinha para participar do campeonato regional que será realizado no município vizinho de São Domingos do Maranhão.

Durante a manhã entre uma partida e outra o professor Mariano realizava palestras, orientado e mostrando como proceder em campo. os jogadores estão sendo preparados para participar da copa regional que será realizada no município de São Domingos do Maranhão no começo de novembro.

O professor mariano vem preparando os atletas para concorrerem os campeonatos, na região.  


domingo, 23 de outubro de 2016

Outubro Rosa


Outubro Rosa

Na programação do mês do Outubro Rosa a Secretaria Municipal de Saúde continua realizando palestras nos povoados, conscientizando as mulheres dos riscos do Câncer de Mama. 

No dia 20 quinta-feira os profissionais da atenção Básica realizaram palestras no Povoado Barracão mostrando a importância do exame preventivo para evitar complicações no futuro.


Fotos da SEMUS

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"