sábado, 26 de março de 2016

Combate ao Aedes Aegypti

Prefeitura através da Secretaria de Saúde combate mosquito Aedes

 

Os agentes comunitários de Saúde em parceria com os Agentes de Epidemiologia, vem diante da situação atual de emergência na Saúde Pública, visando a grande proliferação do mosquito Aedes Aegypti, se unirem em medidas que reforcem o combate ao mosquito.

Fazer o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, não é só da Secretaria de Saúde mas também de todo o cidadão fortunense, o mosquito se reproduz em qualquer lugar que ofereça condições propícias como água limpa parada e pouco poluída, o importante é a população seguir a orientação dos Agentes de Saúde para a redução ou até a erradicação desta doença.

As equipes coordenadas pela enfermeira Joseyse Batalha, vem atuando em mutirão na sede e nos povoados dando palestras de esclarecimentos mostrando como combater e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, um perigo que pode estar dentro e fora das residências.     





domingo, 20 de março de 2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica

Abertura da Campanha da Fraternidade 2016



Nesta sexta-feira (18/03), foi realizado uma caminhada pelas principais ruas da cidade, na abertura da Campanha da Fraternidade que tem como tema "Casa comum, nossa responsabilidade". 

Participaram da caminhada, a Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Prefeitura através da Secretaria de Saúde, SINTRASF, escolas e população em geral, onde percorreram as principais ruas da cidade conduzindo cartazes e faixas. 

A campanha da Fraternidade deste ano tem como proposito chamar a atenção da população para as questões de ordem sanitária, justiça social e ambiental, estudos realizados estimam que uma criança morre a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável, por falta de esgotos e por falta de higiene.




sexta-feira, 18 de março de 2016

Lagoa da Fortuna

Construção do Quiosque da Lagoa


A Construtora Cristal iniciou a construção do quiosque localizado na área de lazer da Lagoa, a primeira do conjunto de três obras que serão realizadas para uso da população jovem e adulta da cidade, as próximas obras serão  playground e academia livre.



terça-feira, 15 de março de 2016

Quadra Escolar do Médici

Quadra Escolar do Presidente Médici Coberta


A construtora responsável pela obra da quadra Escolar da Escolar Presidente Médici, que vem trabalhando no termino da obra concluiu a coberta, a próxima etapa será a construção dos muros, pisos, arquibancadas e vestiários.  

A Prefeitura Municipal de Fortuna através do prefeito Arlindo Filho vem trabalhando em varias obras no município, como Unidades Básicas de Saúde, Escolas, Quadra Escolar, reservatório de água e a revitalização da Lagoa.  



domingo, 13 de março de 2016

Câmara Municipal de Vereadores

Vice-presidente da Câmara vai para a
Secretaria de Agricultura 

Nesta segunda-feira (07/03) o vereador Washington Luís deixou a vice-presidência da Câmara para assumir a Secretaria de Agricultura, usando a tribuna agradeceu pelo clima de companheirismo dos vereadores, relatou sua trajetória política e de seus familiares que passaram pela casa contribuído com o município de Fortuna.


Alguns vereadores usaram a tribuna para falar da atuação do vereador Washington Luis no tempo que esteve na vice-presidência e como vereador, e desejaram sucesso no empenho do novo desafio que assumiu no município.  

Pronunciamento do vereador Washington Luís


sábado, 12 de março de 2016

AMMA Nota Pública

Nota Pública em repúdio às agressões sofridas pelo juiz da Comarca de Santa Inês

NOTA PÚBLICA 

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) repudia todas as manifestações agressivas e desrespeitosas que vêm sendo desferidas em blogs, programas de TV's e redes sociais contra o juiz Alessandro Figueiredo Bandeira, da Comarca de Santa Inês, em face de decisão que determinou o retorno do prefeito Ribamar Alves ao cargo.

A AMMA esclarece que ao prolatar a decisão, o juiz Alessandro Figueiredo Bandeira reconheceu que cessaram os motivos que o levaram a afastar, em decisão anterior, o prefeito Ribamar Alves do cargo de Prefeito Municipal de Santa Inês, considerando que este teve a sua prisão preventiva revogada pelo Tribunal de Justiça, cessando os impedimentos para o exercício da função, uma vez que não há, ainda, sentença penal condenatória.

A função de julgar é árdua e a prova disso é que o magistrado Alessandro Bandeira sofreu ataques por parte de determinado grupo político quando decretou o afastamento do prefeito Ribamar Alves em razão de sua prisão e, agora, sofre agressões de outro grupo por determinar o seu retorno ao cargo em razão da sua soltura.

Na avaliação da AMMA, tais ataques demonstram a independência do magistrado que, independentemente dos interesses políticos, cumpre a sua missão constitucional de dizer o direito, observado os limites do processo legal, sem se importar para cores e paixões partidárias.

Diante dos fatos, a AMMA esclarece que adotará as medidas jurídicas cabíveis no sentido de responsabilizar aqueles que achacam a figura impoluta do magistrado Alessandro Figueiredo Bandeira porque são agressões que, pela sua natureza, atingem toda a Magistratura do Maranhão.

São Luís, 9 de Março de 2016.

Juiz Gervásio Protásio Santos


Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão

quinta-feira, 10 de março de 2016

Capacitação dos Conselheiros

Prefeitura realiza capacitação do Conselho Tutelar


Durante os dias 09 e 10/03 (quarta e quinta-feira), a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico em parceria com o conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizaram no auditório do CIAC, capacitação para os conselheiros tutelares do município de Fortuna, além dos conselheiros titulares participaram da capacitação os suplentes, todos os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, alguns diretores de escolas.

A capacitação foi realizada pelo Dr. Ivan Nilo Pinheiro Marques, Coordenação Nacional de Formação dos Conselheiros Tutelares, e representante do Maranhão no Fórum Nacional de Conselheiros, a capacitação tem como objetivo processos do atendimento às crianças e adolescente, e também esclarecer dúvidas dos conselheiros dos procedimentos realizados. 

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico, falou aos conselheiros da importância da capacitação realizada levando os conselheiros a trabalhar com mais segurança, na realização das atividades diárias, e que a tarefa do conselheiro é de muita responsabilidade no trato dos problemas com as crianças e adolescente.   



wsouto




terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher

Mulheres fortunenses realizam caminhada 


Na manhã desta segunda-feira (08/03), um grupo de mulheres realizaram uma caminhada saindo da praça da Liberdade em frente da Prefeitura percorrendo varias ruas do centro da cidade terminando em frente do CIAC, onde um farto café da manhã estava esperando para ser servido as participantes e convidados.

Durante a manhã foi realizado pela Secretaria de Saúde teste de glicemia, aferição de pressão arterial e no auditório do CIAC palestras, e entrega de brindes aos ganhadores do sorteio pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o evento foi uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social e Econômico, Cultura Esporte e Lazer e Organizações da Sociedade Civil.

Durante a tarde programação no Povoado São José, e à noite no Clube de Mães e na 1ª Igreja Batista.    

wsouto


Seminário do NETS

Seminário de Anatomia e 
Fisiologia humana do NETS


Neste domingo (06/03), nas dependências da Escola Edison Lobão, o Núcleo Educacional Técnico Sinai NETS, realizou Seminário de Anatomia e Fisiologia Humana para avaliação dos alunos do curso de Técnico de Enfermagem, os trabalhos foram coordenados pela professora Chistiane F. Silva Dias biomédica e pedagoga.

Esteve presente no evento e compondo a mesa Maria da Paixão coordenadora do curso, Renata coordenadora da Atenção Básica do município, Ângela Maria Vila professora e vários convidados prestigiaram o evento.

wsouto




sexta-feira, 4 de março de 2016

Reunião com Pastores

Prefeito faz reunião com Pastores


Nesta quarta-feira (02/03), o Prefeito Alindo Filho realizou reunião com os Pastores da Associação local, para discutir a data e detalhes do evento religioso realizado pela Associação, da Marcha Para Jesus, que será realizada este ano no primeiro dia do Festival.

Presentes na reunião o Prefeito Arlindo Filho, a Secretária de Controle Interno Adryana Santos, a Secretaria de Cultura Claudete Ayres, o Suplente de Vereador Raimundo Ribamar Soares, e os pastores da Associação.  

wsouto



Reunião com SINTRASF

Prefeitura realizou reunião com SINTRASF


Nesta quarta-feira (02/03), esteve reunidos na sala do Secretária de Controle Interno. o Secretário de Administração Lindomar Barbosa, o Procurador Geral do Município Dr. Warwick Leite de Carvalho, o Secretário de Educação Rivadavia Paz, pessoal da contabilidade, a Presidente do SINTRASF Francisca Gomes com parte da diretoria do sindicato.

Durante toda a manhã estiveram debatendo a individualização das contribuições do INSS para fins de aposentadoria, uma revindicação antiga dos professores da rede municipal de ensino, o prefeito Arlindo Filho autorizou a contabilidade lançar no sistema da previdência os períodos trabalhados no município. 


wsouto


Reunião com coordenadores


Na terça-feira(01/03), esteve reunidos os coordenadores da rede municipal de educação, para tratarem assuntos relativos ao ano letivo de 2016.

A reunião foi com o Secretário de Administração Lindomar Barbosa, presente a Coordenadora de Ensino Loyde Castro, a Coordenadora de 5ª a 8ª série Claudia Maria Coelho.

wsouto



terça-feira, 1 de março de 2016

Serviços do CRAS

CRAS inicia suas atividades do ano 2016


Nesta semana os serviços de convivência do CRAS deram início as suas atividades do ano de 2016, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no prédio do CIAC.

Foram iniciadas as ações dos grupos de convivência e as oficinas que capacitam e integram a comunidade, além de atendimentos e encaminhamento dos usuários aos serviços assistenciais.


Podem participar das atividades pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 


wsouto

Despesas


MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"