terça-feira, 29 de setembro de 2015

1ª JEFORT


PIB Fortuna e Igreja Kerigma

Culto de Missões

Neste domingo (27/09) uma caravana de membros da Primeira Igreja Batista em Fortuna, participou do culto de encerramento da campanha de Missões Nacionais e Regional que foi realizado na Igreja Batista Kerigma em São Domingos do Maranhão.

O culto que teve a participação dos membros das duas Igrejas, onde as crianças apresentaram as regiões do Brasil onde os Missionários Batistas atual, ressaltando o trabalho dos missionários Batista na Cracolândia em São Paulo. O pastor Edinaldo Monteiro da Igreja Kerigma estava feliz por ter alcançado o alvo que foi determinado para a Igreja. 

Reportagem/wellingtonsouto

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Projeto de Leitura 2015

LER È BOM EXPERIMENTE

A Unidade Escolar Elmir Pinto localizada no Povoado São José realizou abertura do Projeto de Leitura 2015 "Ler é Bom Experimente" nesta quinta-feira (24/09) com a presença dos pais dos alunos, da orientadora Pedagógica Kenha e da Coordenadora de 1º ao 5º ano Antônia Kleres Passos. 

Os alunos estavam muito animados para mostrar o que tinham aprendido, lendo textos e fazendo apresentações para os pais e os presentes. A professora Cleyciane esteve todo tempo orientando e organizando os alunos nas apresentações.

Matéria/wellingtonsouto

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Caixa d'água

Do sonho a realidade

O prefeito Arlindo Filho (PT), visitou nesta quarta-feira (23/09) as obras de construção da fundação da caixa d'água que vai abastecer o bairro do aeroporto.

O serviço que esta ainda na fundação das colunas para sustentação da caixa, para muitos o que era uma coisa impossível está se tornando realidades para os moradores daquele bairro, que nunca foram beneficiado com nenhuma obra para a melhoria de vida nas administrações anteriores.

O prefeito Arlindo vem trabalhando para melhorar a vida da população daquele conjunto trazendo benfeitorias com o fim de melhorar a qualidade de vida. 

Reportagem/wellingtonSouto

Educação 1º JEFORT

Reunião com Diretores

A Secretaria de Educação realizou nesta terça-feira (22/09), com a presença do Secretário de Educação Rivadavia Paz, reunião com os diretores da rede municipal de ensino, a reunião foi coordenada pela coordenadora de Ensino Loyde Castro para tratarem da programação e modalidades da 1ª JEFORT que será realizada no mês de outubro. 

O professor Mariano relator o fato do município deixar de participar das competições que são realizados todo ano, dos jogos estudantis do Maranhão. 

 Reportagem/WellingtonSouto

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Zé Inácio

Deputado Zé Inácio realiza sessão 

solene pela regulamentação da

profissão de bibliotecário

Na manhã desta quinta-feira (17) o deputado Zé Inácio (PT) abriu Sessão Solene em alusão aos 50 anos de regulamentação da Profissão de Bibliotecário no Brasil. O evento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa e foi presidida pela deputada Valéria Macedo e representantes da categoria. “Quero fazer uma saudação especial a toda a classe Bibliotecária maranhense aqui presente. E é com muita satisfação que em nome desta Casa faço o reconhecimento a esta Profissão de Bibliotecário”, destacou Zé Inácio.

O parlamentar falou que a Sessão é uma oportunidade para que todos possam conhecer mais sobre a profissão e às instituições que acolhem os profissionais de Biblioteconomia: bibliotecas públicas, universitárias, comunitárias e escolares. “Quero reafirmar nesta Sessão Solene o nosso compromisso para que o Estado do Maranhão alcance a meta de ter em cada município uma Biblioteca e em cada biblioteca um ou mais bibliotecários para que a informação e o conhecimento estejam a serviço da cidadania e do desenvolvimento”, finaliza.

Reportagem/Elisângela Matos

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

7ª Sessão do 2º semestre

Vereadores cobram a retroescavadeira

Nesta segunda-feira (21/09), no auditório Josué Marques de Sousa sobre a presidência do vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT), compondo a mesa vereador Washington Luís de Oliveira Soares (PT) vice-presidente e o vereador Joaquim Neto Alves da Silva 2º secretário, foi realizada a 7ª Sessão Ordinária do 2º Semestre de 2015.

Na plenária só compareceram cinco vereadores Luis Fernandes Leite (PT), Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB), Luis Gonzaga Coelho de Sousa (PHS), José Alberto Sousa de Novais (PSD) e Roberto Luis Rodrigues da Silva Messias (PSB).

Grande Expediente não teve nenhum vereador inscrito. Na ordem do dia foi apresentado a PL 022/2015 que foi enviada pelo Gabinete do Prefeito, que adota o Diário Oficial dos Municípios do Estado do Maranhão, instituído e administrado pela FAMEM.

Nas considerações finais usou a tribuna os vereadores Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), e o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT), que trataram da falta de resposta da solicitação feita pedindo esclarecimento sobre a retroescavadeira. 

Reportagem/WellingtonSouto

Zé Inácio

Deputado Zé Inácio participa audiência 

pública ‘Cotas nos Concursos 

Públicos Estaduais

O deputado Zé Inácio (PT) participou na tarde desta quinta-feira (17) da audiência pública ‘Cotas nos Concursos Públicos Estaduais’. O evento foi realizado no Teatro João do Vale, na Praia Grande e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (Seir).

Lideranças políticas, empresariais e movimentos sociais debateram o projeto de lei de iniciativa do governo Flávio Dino, que reserva aos negros 20% das vagas em concursos públicos do Estado.

Zé Inácio destacou que fará questão de ser o relator do projeto de Lei a ser apresentado à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino. “Faço questão de fazer parte deste processo que irá contribuir com o um reparo com a raça negra, que durante anos foi deixada á margem da sociedade. O governador Flávio Dino sensível a esta causa acertou mais uma vez nesta iniciativa”, disse Zé Inácio.

A população maranhense é constituída por 76,2% da população maranhense negra. O objetivo da reunião é fazer com que a sociedade reflita sobre a necessidade de o Estado adotar esta ação afirmativa.

A demanda sempre esteve presente na pauta do movimento negro, tomando forte impulso a partir da adesão do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro às cotas raciais, do Estatuto da Igualdade Racial e com a decisão do Supremo Tribunal Federal declarando a constitucionalidade de ações afirmativas com critério racial.
Reportagem/Elisângela Matos

domingo, 20 de setembro de 2015

Lêda Tájra

Lêda Tájra apresenta o 
Projeto de Leitura 2015

Nesta sexta-feira (18/09), a Escola apresentou o Projeto de Leitura 2015, que contou com os professores e orientadores pedagógico dos dois turnos, e a presença dos pais que acompanharam a participação dos filhos nas apresentações.

As apresentações foram organizadas pelos professores que preparam os alunos com o acompanhamento da professora Adeides Fernandes que esta a frente da escola, realizaram uma bela apresentação para o publico presente.


Matéria/WellingtonSouto

Projeto de Leitura

Escola Vidal Pereira 

A Escola Vidal Pereira na sexta-feira (18/09), apresentou aos pais dos alunos o Projeto de Leitura 2015, que foi realizado com varias apresentações pelos alunos, mostrando o desenvolvimento de cada um. 

A diretora da Escola professora Maria Francisca Sousa juntamente com os professores e o acompanhamento da orientadora pedagógica organizaram as apresentações onde os alunos apresentaram o que é possível fazer quando se sabe ler.

Matéria/WellingtonSouto

sábado, 19 de setembro de 2015

Deputado Zé Inácio

Deputado Zé Inácio denuncia distrato do contrato da Caema em Paço do Lumiar


Na manhã desta quarta-feira (16), o deputado Zé Inácio (PT) questionou a dissolução do contrato da empresa de Abastecimento de Água e Esgoto do Maranhão (Caema) com os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar em agosto de 2014. 

“Em agosto de 2014, a Caema fez o distrato do contrato com os dois municípios, contrato esse com validade até 2024, e fez de forma irregular. Além disso, a deliberação sobre o distrato teria que ser através do Conselho Diretor da Caema (órgão superior da entidade), mas foi tomada de forma arbitraria pela diretoria o órgão”, denuncia Zé Inácio.

Para sanar este problema e principalmente os transtornos causados à população destes municípios, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias, Zé Inácio propõe uma audiência com o Governo do Estado/ Caema para tratar dessa temática, uma vez que o quê está acontecendo, em Paço do Lumiar e Ribamar, já está em curso em outros municípios do Estado. “A Caema não só abriu mão da prestação de serviço de mais de 30 anos, como também, abriu mão de anos de investimento em um patrimônio público que foi entregue de bandeja a uma empresa da iniciativa privada”.

Zé Inácio relembra que o Programa Água Para Todos do Governo do Estado poderá atender a população de Paço do Lumiar e Ribamar com serviços de qualidade, respeitando a população daquele município, visto que o mesmo já é uma realidade em vários municípios maranhenses.

O parlamentar destaca ainda que essa problemática deve ter mais atenção por parte dos parlamentares haja vista que esse tipo de prestação de serviço é de responsabilidade do Estado. “A prestação de serviços na área de saneamento básico e abastecimento d’água é de responsabilidade do Estado por isso nos parlamentares devemos nos debruças mais nesta discussão e assim contribuir com a qualidade de vida de milhares de famílias que estão sendo lesadas pela empresa Odebrecht”.


Zé Inácio ainda ressaltou o seu repudio á privatização de serviços essenciais para a sociedade, principalmente no que ser refere à privatização do Sistema de Água e Esgoto, um bem precioso para toda a sociedade. 
Matéria/Elisângela Matos

ABC Cerrado

Produtores fortunenses participa do Seminário do Projeto ABC Cerrado

Produtores rurais fortunenses participaram do Seminário realizado pelo SENAR sobre o projeto ABC Cerrado na cidade de Presidente Dutra. O prefeito Arlindo Filho (PT), os vereadores Luis Gonzaga Coelho de Sousa (PHS) e Roberto Luis Messias (PSB), o secretário Municipal de Agricultura Raimundo Ribamar Soares, o técnico do MAPITO em Fortuna Francisco Pereira Costa, agrônomo e técnicos da Secretaria de Agricultura. 

O lançamento do projeto foi realizado pelo assessor técnico do Senar Central Brasilia, Igor Borges, o engenheiro agrônomo e produtor rural Marcelo Freitas, convidado pela Embrapa, destacou experiencias aplicadas a partir da baixa emissão de carbono em sua propriedade, muitos outros técnicos falaram da importância do programa.

O presidente da FAEMA Raimundo Coelho destacou a ação da ministra Kátia Abreu na implantação do MAPITO e do governador Flavio Dino que tem investido na agricultura do Estado 

Reportagem/WellingtonSouto

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Construção da Lagoa

Construtora executa trabalho na Lagoa

Nesta semana a construtora está trabalhando na barragem da Lagoa que deu origem o nome da cidade de Fortuna. A maquina está cavando o local para acumular o volume de água que formara a bacia da Lagoa no projeto atual. 

Matéria/Wellington Souto

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Eleição de Conselheiro


VII Conferência de Saúde

VII Conferência Municipal de Saúde

No dia 10 quinta-feira da semana passada foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde convocado pelo Conselho Municipal de Saúde através do Decreto Nº 34 de 24 de agosto de 2015, que teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e definir diretrizes para o aperfeiçoamento do Modelo de Atenção à Saúde no Município, realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Compondo a mesa a secretária de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde Arytana Oliveira, o prefeito Arlindo Filho (PT) e o presidente da Câmara dos vereadores, secretários vereadores e usuários, estiveram presentes na parte da manhã participando da abertura e das avaliações feitas pelos oradores, a conferência foi foi realizada com pessoal do município, quando foi discutido os problemas com base e a experiencia do dia a dia no município. 

Após o almoço que foi oferecido no local, foi formados os grupos de trabalho para debaterem oito temas referentes a saúde visando a realidade local, depois foi realizado a plenária onde foi apresentado as propostas para a conferência Estadual. 


Reportagem/Wellington Souto




terça-feira, 15 de setembro de 2015

III Ato Cívico

III Ato Cívico em comemoração do dia 7


Prefeitura realiza Ato Cívico em comemoração a independência do Brasil,  o evento foi realizado no patio da Praça de Eventos, com a participação de autoridades, alunos, professores, pais de alunos e população em geral, um público muito atento as apresentações.  

Na composição da mesa esteve presente o prefeito do município Arlindo Filho (PT), a secretária de Assuntos Interno Adryana Santos, o secretário de Educação Rivadavia Oliveira Paz, a Coordenador de Ensino Loyde Castro Pereira de Oliveira, a secretária de Educação Claudete Ayres, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico Ana Alzira Pereira Cruz, o presidente da Câmara Gildenor Gomes (PT).

As apresentações foram realizadas por professores e alunos das escolas do município mostrando a capacidade dos alunos, a maior parte das apresentações foi dos alunos do programa Mais Educação, e participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras.
Fotos/Matéria: Wellington Souto
12/09/2015

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Assembleia de Deus

1º Congresso de Jovens AD em Fortuna
Os jovens da Igreja Assembleia de Deus, realizaram o 1º Congresso de Jovens na cidade de Fortuna, com o tema "Conservando a Santidade Pós-Moderna", teve como preletor o Reverendo Max Dowel de Springfield USA, o evento foi realizado na Praça de Eventos nos dias 05 06 de setembro, com uma grande presença de jovens de Fortuna cidades vizinhas, da cidade de Caxias e das Igrejas locais. A Igreja tem como Presidente o Pastor Edilson Campos, que vem realizando grandes eventos evangelísticos na cidade. 
Reportagem/Wellington Souto
11/09/2015

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Projeto de Leitura 2015

Lançado Projeto de Leitura 2015

No auditório do Colegio Edison Lobão a Secretaria Municipal de Educação realizou o Lançamento do Projeto de Leitura Edição 2015 Ler é Bom Experimente, com o tema "Os Segredos e Emoções Guardados em um Livo", no final da semana passada.

Na composição da mesa presente dentre eles o professor Rivadavia Oliveira Paz secretário de Educação, Nelson Frazão Chefe de Gabinete, Adriana Santos Secretária de Controle Interno, Arytana Coelho de Oliveira Secretária Municipal de Saúde, Roberto Luis Messias vereador (PSB). Depois da abertura foi realizado uma visita pelos estandes montados no patio da escola, uma exposição de livros mostrou o que vai ser o a edição 2015 do Projeto de Leitura. 
Reportagem/Wellington Souto
10/09/2015

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"