segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Educação é notícia

Secretaria de Educação 
lança Projeto de Leitura e 
realiza abertura da Semana da Pátria
Público participando do Projeto de Leitura edição 2014 na Praça da Liberdade
Secretaria Municipal de Educação no dia 4 de setembro sexta-feira as 8:00 horas no Colégio Deputado Edison Lobão, com a presença de autoridades, secretários, diretores, professores, alunos e população em geral.

Realizará solenidade para lançar a Edição 2015 do Projeto de Leitura: LER É BOM EXPERIMENTE com o tema “Os Segredos e Emoções Guardados em um Livro”, em seguida será realizada a abertura da Semana da Pátria.
Comemoração do dia 7 de 2014
Matéria: Wellington Souto/Portal
31/08/2015

ABC Cerrado


31/08/2015

sábado, 29 de agosto de 2015

Mutirão de Documentos

799 atendimentos realizados pelo
Mutirão de Documentação do PNDTR

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, nesta sexta-feira (28/08) realizou 799 atendimentos durante o dia, o movimento de trabalhadoras e trabalhadores rurais foi grande no prédio do CIAC onde estava localizado os equipamentos do programa para atender a clientela.

Os técnicos do PNDTR trabalharam durante todo o dia atendendo as trabalhadoras e trabalhadores emitindo 1ª e 2ª via de documentos essenciais para o cidadão exercer o seu direito de cidadania.

Foram realizados 799 atendimentos sendo 445 trabalhadoras rurais e 354 trabalhadores rurais, dentre eles os documentos mais solicitados CPF 43, RG 131, CTPS 193 e INSS 57, o pessoal do PNDTR atenderam e tiraram dúvidas de que procurou os técnicos, eles procuravam resolver o problema com muita atenção.


Matéria: Wellington Souto/Portal

29/08

Educação é Notícias

Planejamento da Educação


O Secretário Municipal de Educação comunica que no dia 3 primeira quinta-feira de setembro, a Secretaria de Municipal de Educação vai realizar no Colégio Edison Lobão o 2º planejamento do segundo semestre de 2015, com professores, diretores, coordenadores e o pessoal técnico da secretaria, o planejamento terá inicio as 7:30 horas.

Portal
29/08  

Exame de conhecimento


Exame de conhecimento Especifico

O exame para seleção de candidatos a Conselheiro Tutelar será no domingo 06 de setembro, com inicio as 9:00 horas no Colégio Deputado Edison Lobão, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, meia hora antes do início do exame. 

Portal
29/08

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Zé Inácio

Deputado Zé Inácio participa da
1ª AGRITEC

O deputado Zé Inácio (PT) participou n manhã desta quinta-feira (27) da primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão (Agritec). O evento será realizado até este sábado (29) e deve atrair aproximadamente 15 mil pessoas durante os três dias.
O evento foi realizado no município de São Bento e contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e do governador Flávio Dino.

Para o deputado Zé Inácio (PT) a Agritec é uma oportunidade para os agricultores rurais comercializarem de forma agregada suas produções agrícolas. Ele ressalta a importância de feiras como essas para alavancar a agricultura familiar no Estado do Maranhão. “A feira contribui para o fortalecimento das economias local, regional e do estado como um todo, além de contribuir com o desenvolvimento da produção agrícola do nosso Estado”, diz.
Ainda em São Bento também foi lançado o Selo Quilombola do Brasil, especifico para agricultores familiares quilombolas. A quilombola Sônia Maria Pinheiro, do quilombo Rio Grande do município de Bequimão recebeu o documento acompanhada do deputado Zé Inácio.  

A Agritec é resultado da parceria entre o Governo do Maranhão com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A edição da feira na cidade de São Bento é a primeira de uma série de quatro feiras de agrotecnológicas direcionadas para agricultura familiar que serão realizadas este ano.
Matéria/Elisângela Matos

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

4ª sessão do 2º semestre

4ª sessão ordinária do 2º semestre
Nesta segunda-feira (24/08), no auditório Josué Marques de Sousa sobre a presidência do vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT), compondo a mesa vereador Washington Luís de Oliveira Soares (PT) vice-presidente e o vereador Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) 1º secretário.

Na plenária só compareceram quatro vereadores  Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), Ricarda Reis Barbosa (PDT),  Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) e Francisco Wallison Araujo Silva (PP).

Grande Expediente não teve nenhum vereador inscrito. Na ordem do dia foi apresentado a PL 013/2015 de autoria do vereador Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) dando nome de Dr. José Nunes Nogueira primeiro médico que trabalhou neste município a UBS da Morada Nova. O parecer 011/2015 referente à PL 08/2015 que trata de multar quem joga o lixo fora do lugar designado orientou a reprovação, foi reprovado pelos vereadores presentes, já o parecer 012/2015 solicitou a aprovação da PL 09/2015 que cria no município o SISAN, que foi aprovado por todos os vereadores presentes.

Nas considerações finais usou a tribuna o vereadores Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), e o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT).

Mutirão de documentos

Mutirão de documentos dia 28
Mutirão de documentos será realizado na próxima sexta-feira (28/08), no prédio do CIAC a partir das 8:00 horas, onde será tirado 1ª e 2ª via de CPF, identidade e carteira do trabalho. Os documentos será tirado para pessoas acima de 13 anos.

O mutirão será realizado pelo MDA/INCRA, a Prefeitura Municipal de Fortuna, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Econômico e secretaria de Agricultura em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Fortuna. 


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Zé Inácio

Zé Inácio irá convocar audiência pública 

para tratar da homofobia


Texto: Elisângela Matos

O deputado Zé Inácio (PT) participou na manhã desta sexta-feira (21) do Seminário 'Metodologia de Construção do Fluxograma de Notificação de Violência Homofóbica nas Redes de Saúde, Segurança e Assistência.  O evento aconteceu no Convento das Mercês e foi promovido pelo grupo Gayvota.

Durante o Seminário, Zé Inácio anunciou Audiência Pública com a participação de secretarias de governo e Ministério Público. “Como encaminhamento aqui neste seminário uma agenda  prévia para essa discussão  a partir  da próxima semana para que esta Audiência Pública aconteça com a presença de todos os pares envolvidos”, destacou o deputado.

Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias, o deputado Zé Inácio (PT) vem contribuindo com ações para a coibição do preconceito homofóbico.
 Recentemente o parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 144/15 que garante o Nome Social das Pessoas Transexuais. O projeto visa o reconhecimento e a ampliação dos direitos desta população que necessita ter suas garantias constitucionais preservadas, evitando os constantes constrangimentos registrados quando se nomina uma pessoa com um nome masculino quando na verdade esta mesma pessoa se denomina do sexo feminino ou vice-versa.

Durante Seminário, Zé Inácio destacou o seu compromisso com a população LGBT desde a época da campanha. “Como presidente  da Comissão dos Direitos Humanos tenho o compromisso  de  defender a população LGBT e como parlamentar durante a  minha campanha fiz esse compromisso e por tanto serei comprometido com esta tema durante todo o meu mandato”, finaliza.

Gestor da AGERP

Gestor da AGERP realiza 
visita técnica em Fortuna
 
O gestor da AGERP Presidente Dutra Sebastião Wagner Pinheiro Urbano, esteve reunido na Secretaria de Agricultura com o secretário Raimundo Ribamar Soares,
onde formou parceria para implantação de um técnico no município para fazer atendimento aos agricultores do programa Agricultura Familiar no município.

O gestor apresentou nesta quarta-feira (19/08), o técnico Juscelino Sousa Ramos que vai trabalhar com os agricultores do programa, presentes na reunião o agrônomo Maikron da secretaria de agricultura, o técnico do MAPITO Francisco que trabalha no município, além de outros funcionários da secretaria de agricultura.


Texto: Wellington Souto/portal 

Trabalho escravo

Governo realiza oficinas sobre Erradicação do Trabalho Infantil durante 
Caravana da Liberdade


Texto: Doriane Menezes
Fotos/Ascom/TRT

Como parte das atividades realizadas pela “Caravana da Liberdade”, ação desenvolvida pelo Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu na terça-feira (18), no município de Peritoró, e na quarta (19) e quinta (20), em Codó, a oficina “Direitos da Criança e do Adolescente e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”. O projeto tem como objetivo colocar em prática atividades preventivas e de fiscalização nos municípios com altos índices de trabalho escravo e infantil, que recebem esta semana as equipes da “Caravana da Liberdade”.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Fogo nas propriedades

Queimada causa prejuízo em Fortuna
Durante dias o fogo vem destruindo tudo por onde passa, nesta semana varias propriedades de Fortuna foram atingidas pelas chamas. Não se sabe ao certo de onde veio o fogo mais o estrago ele esta deixando para traz.

Numa área da Fazenda Calumbi que foi arrendada o agricultor perdeu parte da safra de milho, como estava seco os pés o fogo queimou deixando a terra limpa, sem nada para colher.

Nesta semana o fogo chegou até próximo da Escola Getúlio Vargas, onde a direção teve que suspender as aulas por causa da fumaça.
Matéria: Wellington Souto/portal


3ª Sessão da Câmara

Câmara realiza 3ª sessão ordinária 
do segundo semestre
Nesta segunda-feira (17/08), no auditório Josué Marques de Sousa sobre a presidência do vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT), compondo a mesa vereador Washington Luís de Oliveira Soares (PT) vice-presidente e o vereador Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) 1º secretário.

Na plenária só compareceram seis vereadores  Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), José Alberto de Sousa Novais (PSD), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS), Luís Fernandes Leite (PT), Ricarda Reis Barbosa (PDT) Roberto Luís Rodrigues da Silva Messias (PSB) e Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB).

Grande Expediente não teve nenhum vereador inscrito. Na ordem do dia foi apresentado o Requerimento 011/2015 de autoria dos vereadores Joaquim Neto Alves da Silva (PSD) e Paulo Nunes da Silva Junior, solicitando que o prefeito informe o paradeiro da retroescavadeira que foi enviada para conserto, o requerimento foi aprovado pelos vereadores com duas abstenções.

Aprovado os pareceres 008, 009 e 010 e depois foram aprovadas as Leis mencionadas em cada parecer por maioria dos presentes.


Nas considerações finais usou a tribuna o vereadores Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), que falou sobre a retroescavadeira, a vereadora Ricarda Reis Barbosa (PDT) falou da falta da merenda escolar nas escolas, o vereador José Alberto de Sousa Novais (PSD) também falou da falta da merenda escolar, o Vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) agradeceu a compreensão de todos e o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT) falou da falta da retro escavadeira, relator as queimadas que estão acontecendo nos povoados e a falta da brigada para combater os focos de queimada.  
Matéria: Wellington Souto/Portal 

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Eleição Conselho Tutelar



Leia a Resolução do CMDCA Nº 002/2015 
Clique em
http://www.portaldefortunama.blogspot.com.br/p/blog-page_2.html

Eleição Conselho Tutelar


Relação dos Habilitados para realizar a prova de conhecimentos específicos 

Poço Artesiano

Continua perfuração de poço artesiano do Bairro do Aeroporto
 
A empresa contratada retomou a perfuração do poço artesiano localizado no Bairro do Aeroporto, que tinha sido suspensa por não ter chegado os tubos para revestir o furo que estava sendo perfurado.


Com a chegada dos tubos e após terminar a perfuração de um poço no Bairro Maranhão, a empresa retomou os trabalhos do Bairro Piauí, continuando a perfuração do poço, que servira para abastecer o Conjunto Osvaldo Coelho e parte do Bairro Piauí.

Texto: Wellington Souto/Portal

sábado, 15 de agosto de 2015

CRAS 2º semestre

CRAS inicia atividades
 
O CRAS iniciou as suas atividades do segundo semestre nesta semana,  realizando as primeiras atividades com os participantes cadastrados nos programas que são oferecidos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos idosos iniciou suas atividades nesta quinta-feira (13/08), com aproximadamente 50 idosos dos cadastrados no programa estavam presentes, para eles é uma terapia muito grande para quem vive longe dos filhos, quando estão reunidos comentam suas tristezas e alegrias uns com os outros.

Muitos tiveram a visita dos filhos e parentes que moram longe no período do festival que foi realizado no mês passado, evento que reúne o maior número de filhos fortunenses que moram fora. Cada um tem uma história para contar e comentar com os outros.


Além dos Serviços do SCFV idosos o programa sócio educativo para adolescente de 10 a 14 anos também iniciou suas atividades com os participantes do programa que estavam animados confeccionando peças para decoração dos eventos do CRAS, grupo que tem a frente a orientadora Adriana Cassia.


Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vincos Idosos
CRAS SCFV Jovens de 10 a 14 anos
Reportagem: Wellington Souto/Portal

Brasilia Marchas das Margaridas

Deputado Zé Inácio faz destaque ás Marchas das Margaridas
Texto: Elisângela Santos

Na manhã desta quinta-feira (13), o deputado Zé Inácio fez uso da tribuna para fazer menção à 5ª Marcha das Margaridas, que ocorreu nesta quarta-feira (12) em Brasília. Nesta edição de 2015 foi incluído na pauta a defesa da democracia, repudiando toda e qualquer tentativa de golpe contra o mandato popular e democrático da Presidenta Dilma.

Dia "D"

Vacina contra paralisia infantil
A secretaria de Saúde realizou durante o dia de hoje, o dia “D” da campanha de vacinação contra paralisia infantil, com postos espalhados pela cidade, localizados no Hospital, Escolas Eliseu Soares, Lêda Tájra, Presidente Médici e Vidal Pereira.


Muitos pais compareceram para vacinar os filhos nos postos, durante todo o dia, a procura foi normal pois a campanha vai se estender ate o final do mês, com vacinação na sede do município e nas unidades de Saúde dos povoados.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

2ª Sessão da Câmara

Câmara realiza 2ª sessão do 
segundo semestre de 2015


Nesta segunda-feira (10/08), no auditório Josué Marques de Sousa sobre a presidência do vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT), compondo a mesa vereador Washington Luís de Oliveira Soares (PT) vice-presidente e o vereador Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) 1º secretário.

Na plenária só compareceram seis vereadores Francisco Wallison Araújo Silva (PP), Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), José Alberto de Sousa Novais (PSD), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS), Luís Fernandes Leite (PT) e Ricarda Reis Barbosa (PDT).

Grande Expediente não teve nenhum vereador inscrito. Na ordem do dia foi apresentado o Projeto de Lei nº 012 de autoria do vereador Luís Fernandes Leite (PT) que Dispõe sobre o Conselho Municipal de Acompanhamento Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, e o Requerimento 010/2015 requerendo Urgência Simples para apressar a votação da PL nº 012/2015.


Nas considerações finais usou a tribuna o vereador Joquim Neto Alves da Silva, que falou da retroescavadeira, que a mesma está fazendo falta no município. 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dia do Estudante - Educação

Dia do Estudante 
comemorado nas escolas 
O dia do Estudante foi comemorado nas escolas Lêda Tájra na sede do município e na Escola Elmir Pinto no Povoado São José nesta terça-feira (11/08). Foi um dia de festa para eles, os alunos participaram de gincanas e de uma bateria de conhecimentos gerais.

Divididos em grupos que disputavam a primeira colocação com os pontos acumulados das tarefas e respostas certas, os professores participarão ativamente incentivando os alunos para conseguir maior número de pontos, as torcidas faziam a festa.

Escola Lêda Tájra



Escola Elmir Pinto


 Matéria: Wellington Souto/Portal




Dia dos Pais - Educação

Dia dos Pais comemorado na 
Escola Elmir Pinto
O dia dos pais foi comemorado pelos alunos da Escola Elmir Pinto do povoado São José, a professora Cleyciane Rodrigues preparou com os alunos uma homenagem para os pais. Foi uma festa descontraída e bem animada onde os alunos participaram com suas apresentações homenageando os pais presentes.


Fotos/Cleyciane

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dia dos Pais

Igrejas Evangélicas comemoram 
dia dos pais

Neste segundo domingo de agosto as igrejas evangélicas comemoraram o dia dos pais com varias apresentações. Na 1ª Igreja Batista os jovens e crianças realizaram apresentações, e homenagearam os pais presentes, Os louvores e a mensagem foi voltada para o data.  


Matéria: Wellington Souto

Deputado Zé Inácio

Maranhão aprova carta 
contra a terceirização
Texto: Elisângela matos

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou com votação simbólica dos trabalhadores  a Carta contra a terceirização em São Luís do Maranhão, durante audiência pública na última sexta-feira (7), com a presença do Senador Paulo Paim (PT/RS). A audiência pública tratou sobre o Projeto de Lei nº30, de 2015, que prevê a terceirização de inúmeras atividades profissionais no país.
O deputado Zé Inácio (PT/MA), presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias é parceiro e defensor desta pauta.  O parlamentar destacou que o Maranhão está antenado com o quê vem tramitando no Congresso.  “Nós deputados e membros da Comissão dos Direitos Humanos estamos dando a nossa contribuição para o acontecimento desta audiência e lutando para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e não violados da forma como vem sendo apresentada a proposta da terceirização”, disse Zé Inácio.  

São Luís foi a 14ª capital a realizar plenária dessa natureza por iniciativa do Fórum em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização e solicitação da CDH Senado. Além da presença mássica de entidades representativas dos trabalhadores, como comerciários, Sindoméstico, Sintsprev, Urbantários, Rurais, Químicos, Sindjus, Ferroviários, Sindstalma, Centrais Sindicais, CUT, CTB, Nova Central e Força Sindical.  Ainda participaram do evento os deputados Wellington do Curso e Fernando Furtado. Além de representantes das Centrais Sindicais.

Paim reforçou a necessidade da unicidade entre as centrais sindicais do Maranhão e fez duras críticas à possibilidade de aprovação da terceirização no País. “Podemos virar trabalhadores de aluguel”, afirmou Paim.

Dados - Vale lembrar que auditores fiscais do Ministério do Trabalho que, dos 50 mil trabalhadores resgatados da condição de trabalho escravo nos últimos anos, cerca de 40 mil eram terceirizados.

Dos atuais 12,5 milhões de terceirizados, outros 37 milhões de trabalhadores de carteira assinada poderiam ser terceirizados e ter direitos negados, como é denunciado por diversos órgãos do judiciário. 

O senador Paulo Paim foi enfático contra a terceirização. "Este projeto descaracteriza as relações de trabalho, acabando com as classes profissionais. Não teremos mais enfermeiros ou metalúrgicos, mas um número que atende a uma empresa que não tem qualquer identidade com aquele trabalhador. Reduz salários e ainda gera muito mais acidentes de trabalho, com uma enorme rotatividade do emprego", afirmou.



MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"