quarta-feira, 29 de abril de 2015

Conferência de 10 anos

Igreja Cristã do Bairro Piauí 
completa 10 anos 
Nos dias 25 e 26 de abril foi comemorado o aniversário de 10 anos da 2ª Igreja Cristã Evangélica localizada no Bairro Piauí, dois dias de conferencias com a participação do Pastor José Feitosa da Igreja Cristã do Calhau em São Luis, que abordou o tema “A Suficiência das Escrituras para as nossas vidas”

Durante os dois dias de festa a Banda Filadélfia da 1ª Igreja Cristã de Colinas, esteve animando com louvores os presentes no culto, nos dois dias o templo esteve lotado e foi acomodado visitantes dentro e fora do prédio com participantes de varias igrejas locais. A 2ª Igreja Cristã tem a frente o irmão Juarez Alves, que vem conduzindo os trabalhos no Bairro Piauí, assistido pelo Pastor Gilvan da Silva Soares. 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sepultamento

Ultimo adeus ao empresário 
João Miguel

Faleceu ontem (26) por volta das 11h no Hospital Socorrão o empresário João Miguel, vitima de um acidente na MA-236, no lugar denominado Baixão do Cipó próximo a cidade quando voltava da vaquejada do povoado Morada Nova, ele estava acompanhado da esposa senhora Joana Borges que teve ferimentos leve.

Nesta tarde após a missa de corpo presente em frente à residência, com a presença de vários amigos comunidade em geral, o prefeito, o presidente da câmara, vereadores e secretários todos acompanharam o cortejo pelas ruas da cidade, passando em frente de suas empresas  ate o cemitério local onde foi sepultado, no momento em que o caixão começou a descer a cova foi aplaudido pelos presentes.

Para a cidade foi uma grande perca, não só para os familiares como também para a população da sede e dos povoados que sentiram a sua morte, o prefeito Arlindo Filho decretou ponto facultativo no município para que todos dessem o seu ultimo adeus ao amigo João Miguel. 


sábado, 25 de abril de 2015

Câmara Municipal

10ª Sessão da Câmara
Nesta segunda-feira (20/04), a Câmara Municipal realizou a sua 10ª Sessão Ordinária do atual Período Legislativo no Auditório Josué Marques de Sousa, presidida pelo vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT) presidente, compondo a mesa o vereador Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) 1º Secretário e o vereador Joaquim Neto Alves da Silva (PSD) 2º Secretário

Na Plenária os vereadores José Alberto Sousa de Novais (PSD), Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB), Luis Fernandes Leite (PT), Roberto Luis Rodrigues da Silva Messias (PSB) e Ricarda Reis Barbosa. Na Ordem do dia foi lida as Leis 059/2015 e 060/2015, que foram sancionadas pelo prefeito Arlindo Filho (PT) e os Oficios do Gabinete de números 036 e 037. Nas Considerações Finais usou da palavra o vereador Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) e o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT).

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pãozinho mais caro

Pão francês mais caro

Na segunda-feira (20/04), começou a vigorar o novo preço do pão francês em nossa cidade, passando o quilo para R$ 8,75, e cada pãozinho R$ 0.35 centavos ou três por um real.


Zé Inácio

Deputado Zé Inácio participa de audiência pública da Comissão de Educação
 da Assembleia

O deputado Zé Inácio (PT) participou nesta quarta-feira (22), no Plenarinho na Assembleia Legislativa da audiência pública da Comissão de Educação. A audiência teve como objetivo discutir sobre os direitos dos professores excedentes do concurso de 2009. 

Zé Inácio defende a criação de uma Comissão mais ampla com a participação de representantes do sindicato da categoria, dos professores excedentes, da Seduc, do Ministério Público e de parlamentares. “Na medida em que o Estado faz contratação temporária, entende-se que há vagas na área da educação”, destacou o parlamentar.

A audiência pública foi uma solicitação em Requerimento do Deputado Wellington do Curso, Vice-presidente da Comissão de Educação, a Assembleia Legislativa do Maranhão, que tem como presidente o deputado Roberto Costa.

Estivera presente a secretária de Estado da Educação (Seduc) Áurea Prazeres, a subsecretária de Estado da Gestão e Previdência Cláudio Furtado, Procuradora Geral  do Estado Gabriela de Faria,  representantes da Comissão dos professores Nívea Froz de Oliveira e Danillo Matos, Presidente da Simproesema Julio Pinheiro. 

Elisângela Matos/Assessora de Comunicação Zé Inácio 

Volta a funcionar

Volta o sinal da operadora Oi
Nesta quinta-feira (23/04) o sinal de celular da operadora Oi voltou a funcionar, foi um alivio para os usuários de aparelhos celulares.  


22 de abril

Escola Comunitária e o 
Descobrimento do Brasil
Nesta quarta-feira (22/04), a Escola Comunitária de Fortuna, realizou no auditório da escola Rio de Janeiro um teatro comemorando o Descobrimento do Brasil, o trabalho elaborado pelos professores da escola com a participação dos alunos.


As datas deviam sempre ser comemoradas com teatros, que é a melhor maneira de ficar gravado na mente da criança os fatos que aconteceram a séculos. A equipe de professores e alunos da escola está de parabéns pelo empenho e o bom trabalho apresentado.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Celular

Fortuna continua sem sinal da Oi 


Por mais 72 horas que a cidade está sem comunicação telefônica por celular da operadora Oi, o sinal sumiu no domingo, não mais voltando, causando um grande prejuízo aos moradores e comerciantes locais, que necessitam de resolver negócios em outras cidade ou mesmo se comunicar com parentes, não encontramos nenhum funcionário da operadora para obtermos informação. 

Brasília 55 anos

Parabéns Brasília pelos 55 anos 
Nesta terça-feira (21) Brasília comemorou 55 anos, uma grande festa foi realizada pela criação da capital do Brasil. O sonho de construir uma nova capital vem da época do Brasil colônia, a ideia foi defendida pelo Marquês de Pombal, em 1761, o Presidente Epitácio Pessoa, lançou a Pedra Fundamental da nova capital, a construção e inauguração foi realizada pelo Presidente Juscelino Kubitscheck. 

O jornalista Hipólito José da Costa, em 1808 pregava a mudança da capital para o interior do país. Na Assembleia Constituinte de 1823, José Bonifácio defendeu a construção de uma nova capital, ele defendeu a tese que intitulou “Memória sobre a necessidade e meios de edificar no interior do Brasil uma nova capital”

No Livro de Ouro de Brasília Juscelino Kubitscheck escreveu: “Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites do seu grande destino. 

O "Catetinho" foi o primeiro prédio construído em Brasilia,
um palácio de tabuas projetado por Oscar Niemeye  


domingo, 19 de abril de 2015

18 de Abril

Leda Tájra comemora 
Dia Nacional do Livro Infantil
Nesta sexta-feira (17/04), a Unidade Escolar Leda Tájra comemorou com os alunos o Dia Nacional do Livro Infantil, os alunos apresentaram encenações e leitura de textos de obras infantis, com o acompanhamento dos professores.


A diretora da Escola Maria Cristina Ferreira e todo o quadro de funcionários juntamente com os alunos são envolvidos nos eventos, e participam das comemorações realizadas.

sábado, 18 de abril de 2015

Deputado Zé Inácio

Inácio participa de reunião da Comissão 

da Câmara que trata sobre a refinaria

O deputado Zé Inácio (PT) participou na manhã desta sexta-feira (17) da reunião da Comissão Externa da Câmara Federal da Refinaria Premium I. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa e teve como objetivo avaliar os impactos da suspensão dos empreendimentos no Maranhão. Nesta visita ao Maranhão estarão presentes membros da Bancada Maranhense e também os deputados do Ceará.

O deputado Zé Inácio (PT), que é presidente da Frente Parlamentar do Maranhão em Defesa da Refinaria Premium I, defende que todos os parlamentares devam somar força para dar continuidade ao Projeto da Refina Premium sem o viés da política partidária. “Nós continuamos acreditando no sonho da implantação a Refinaria Premium e na minha concepção o projeto não foi cancelo, ele foi apenas adiado, ainda que de forma redimensionada, acredito”.

Para o parlamentar, tem que haver uma discussão mais ampla sobre a Refinaria Premium I, defendendo uma mobilização entre os parlamentares federias e estaduais.

Antes de seguir para a visita in loco à Refinaria Premium I, uma comitiva de deputados estaduais e a Comissão Externa da Câmara Federal estiveram no Palácio dos Leões no início da tarde para um almoço com o governador Flávio Dino.

Na parte da tarde, a Comissão Externa da Câmara Federal realizou visita in loco às instalações da Refinaria Premium I, em Bacabeira.


A Comissão Externa da Câmara dos Deputados tem como finalidade fazer levantamento in loco bem como acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da Construção das refinarias Premium I e Premium II, respectivamente nos estados do Maranhão e do Ceará é composta por deputados dos dois estados.

Elisângela Matos/Assessora de Imprensa 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Educação é Notícia

Prefeito visita construção da escola do Assentamento dos Pereira
Nesta sexta-feira (17/04), o prefeito Arlindo Filho (PT) acompanhado do Chefe de Gabinete Nelson Frazão e do Secretário Municipal de Educação Rivadavia Oliveira Paz, visitaram as obras de construção da escola municipal do Assentamento dos Pereira.


A edificação contará com duas salas de aula, secretaria, cantina, dois banheiros e área de circulação, o prédio dará melhores condições de aprendizagem aos alunos, alem da escola será feito um poço artesiano para abastecer os moradores e a escola do assentamento, o prefeito Arlindo Filho (PT) vem trabalhando com o objetivo de dar melhores condições aos povoados que são muito carentes em infraestrutura. 
Local onde será cavado o poço artesiano por traz da escola.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Varjão vence Flamengo Canguçu de
1 X 0
No domingo (12/04), no campo do Nacional jogou as equipes femininas do Flamengo Canguçu e Varjão, o jogo foi disputado de igual para igual, sendo que a equipe do Varjão nos últimos minutos fez o único gol da partida vencendo a equipe do Flamengo Canguçu que teve varias oportunidades perdidas.



Um grande público esteve presente no campo para assistir o jogo que iniciou as 16:00h com dois times masculino e em seguida o jogo das equipes femininas, deram um grande espetáculo de erros e acertos que os presentes vibravam com os acontecimentos. Foi uma tarde divertida para os presentes, o fortunense gosta de futebol, é pena que os nossos campos não sejam nivelados e gramados para deleite dos jogadores.   

Veja mais fotos

Associação de condutores

Condutores autônomos 
forma associação
No sábado (11/04), os condutores autônomos de Fortuna realizaram no auditório Josué Marques de Sousa da Câmara Municipal, sua segunda reunião para discutir a organização de uma associação para unir os trabalhadores da classe.



Na reunião estavam presentes vários proprietários de táxis e vans que trabalham transportando passageiros para as cidades vizinhas e as capitais de São Luís e Teresina, a organização está sendo orientada pelo ex-presidente da ASTRA-SD Hiltomar Queiroz Bezerra, que mostrou a vantagem da associação, no momento o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Fortuna, vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT) prometeu aos presentes apoio para organização da associação aos profissionais autônomos presentes. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Serviços

Tapa buraco

Continua em Fortuna os serviços de tapa buracos, especialmente depois das chuvas, que acabam danificando o asfalto, nesta manhã de terça-feira (14/04), uma equipe já está trabalhando na Rua 18 de Janeiro próximo a Lagoa, a rua é um dos acessos ao Bairro Piauí, melhorando assim o trafego na localidade.   

Lagoa

Iniciado as obras de 
revitalização da Lagoa

Na manhã desta terça-feira (14/04) a empresa responsável pelas obras da Lagoa que deu origem ao nome da cidade. Uma equipe de homens está fazendo o roço dos matos das laterais para descobrir as áreas que não tem água, e também facilitar o manejo das maquinas para a limpeza do local.

Educação é Notícia

Mais Educação 
Nesta sexta-feira (10/04), a coordenação do programa Mais Educação realizou treinamento com os monitores que vão trabalhar com os alunos nas escolas, da rede Municipal de Educação. O Secretário de Educação Rivadavia Oliveira Paz  

O Programa Mais Educação vai levar conhecimento aos alunos da sede e dos povoados nas 12 escolas cadastras no programa. U. E. Professora Ágda Povoado Barreiras, U. E. Antônio Araújo Gomes Povoado Alto dos Barros, U. E. Ivar Saldanha Povoado Corredeira, U. E. Artur Carvalho Povoado Água Branca, U. E. Francisco Aprígio Povoado Pedras, U. I. José Machado Povoado Santo Antônio do Aprígio, U. E. Carlinda Pires Povoado pau Ferrado. Na sede do Município U. E. Leda Tájra, C. M. Deputado Edison Lobão, U. I. Mariano Martins, E. C. E. Fonte de Luz e Escola Comunitária de Fortuna.   
  

segunda-feira, 13 de abril de 2015

13 de abril

Dia do Hino Nacional 


Participe


Educação é Notícia

Eleita Diretoria do CME
Nesta quinta-feira (09/04), o Conselho Municipal de Educação esteve reunido numa sala da Secretaria Municipal de Educação para realizar a escolha da diretoria do CME, conforme determina a Lei Municipal 033/2013, foram eleitos para Presidente Cláudia Maria Sousa de Almeida Coelho, Vice-presidente Karla Regia Costa de Oliveira Porto e Secretário Sanclair Alves de Araújo.


O Secretário Municipal de Educação Rivadavia Oliveira Paz Falou da importância que o Conselho Municipal de Educação tem para o município, agradeceu o empenho dos técnicos locais Claudia Coelho e Sanclair Araújo, na elaboração dos planos de trabalhos da Educação. 

sábado, 11 de abril de 2015

Saúde é Notícia

Curso de Educação Continua
A Prefeitura Municipal de Fortuna através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no Auditório Josué Marques de Sousa da Câmara Municipal de Fortuna, mas uma etapa do Curso de Educação Continuada com o tema tratado foi a Tuberculose.



O curso foi realizado na quinta-feira (09/04) com a presença dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS), Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Programa de Estratégia de Saúde da família (PSF), a palestrante Enfermeira Samira de Abreu Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Renata Porto Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica.   

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"