quarta-feira, 24 de junho de 2015

Municipio de menor IDH

Mutirão ‘Mais IDH’ chega a São João do

 Caru e completa ciclo de ações iniciais 

nos 30 municípios


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) chegou ao município de São João do Caru, neste final de semana, para iniciar as ações referentes à pasta, dentro no Plano ‘Mais IDH’. Em reunião com o Comitê Municipal Mais IDH, gestores municipais, entidades de classe e sociedade civil, foi anunciada a construção de três sistemas simplificados de abastecimento de água, 100 kits sanitários, uma Cozinha Comunitária e a finalização da obra do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município.
Fonte: SEDES

O coordenador do Comitê Gestor Municipal do Mais IDH agradeceu as ações que serão implementadas no município e a presença dos representantes do Estado. “Agradecemos ao Governo do Estado e esperamos continuar a ver os resultados desse grande mutirão”, destacou Adriano Alves.

A visita fez parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Sedes nos 30 municípios de menor IDH que realiza a reunião inicial de contato com a população do município e faz o levantamento de dados para execução plena das ações e apresentação técnica das áreas da Assistência Social, Segurança Alimentar, Renda de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva.

“Estamos esperançosos com as novas oportunidades que o Governo do Estado está construindo com a participação de todos nós. Afinal, quem mais conhece as condições dos municípios somos nós que moramos aqui e, pela primeira vez, estamos sendo ouvidos de verdade”, afirmou Antônio Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Caru.

Conhecendo a situação de extrema pobreza, a falta de acesso à rede pública de abastecimento de água e ao esgotamento sanitário, o governo Flávio Dino vai instalar três sistemas simplificados de abastecimento de água e cem kits sanitários nos povoados em maior vulnerabilidade. As obras visam garantir o acesso à água potável, promover melhoria nos hábitos higiênicos e a consequente diminuição de doenças de transmissão hídrica. Para tanto, a Sedes vai investir o total de R$ 20 milhões nas 30 cidades participantes do primeiro ciclo do Plano ‘Mais IDH’, das quais apenas 45,7% da população têm acesso à água.

Além destas ações, São João do Caru receberá, ainda este ano, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que está com 70% das obras concluídas. O equipamento social, que funciona como porta principal de acesso ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), vai permitir que a gestão municipal otimize o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e identifique a população que pode ter acesso aos benefícios de programas sociais estaduais ou federais. 

Informações sobre o Programa Mais Bolsa Família Escola e da instalação de uma Cozinha Comunitária no município também foram repassadas à comunidade caruense. “As ações do governo Flávio Dino tem o foco primordial de melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. Por isso, nossos projetos e programas vão desde o acesso básico à água e saneamento, até a garantia da segurança alimentar e de direitos de condições adequadas de educação, que serão garantidos por meio dos repasse de recursos do Programa Mais Bolsa Família Escola”, reforçou Neto Evangelista, secretário de Estado de Desenvolvimento Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"