domingo, 30 de novembro de 2014

Projeto de Leitura 2014

Grande evento comemora a Culminância da II Edição do Projeto “Ler é Bom, Experimente”

Foi realizado neste sábado (29/11) a II Edição do Projeto “Ler é Bom, Experimente” com a presença do prefeito Arlindo Filho (PT), do secretário de Educação professor Rivadavia Oliveira Paz, da secretária de Controle Interno Adryana Santos, da assessora de Educação Jaqueline Pimentel, da coordenadora de Ensino Lucinalva Pinheiro, e dos demais coordenadores, professores, alunos e pais de alunos.

No espaço da Praça da Liberdade foram montados estandes das escolas Lêda Tájra, Pequeno Príncipe, Sete Anões, Elizeu Soares e Raimundo Malaquias, mostrando cenários dos livros de histórias que foram usados pelos alunos.

Alunos de onze escolas da séde do município receberam premiação por ter conseguido vencer os obstáculos para ler, eles foram orientados pelos professores e acompanhados pelos coordenadores da secretaria municipal de educação que analisavam um a um acompanhando a desenvoltura do aluno.  

Escolas da séde que que participaram do projeto Pequeno Príncipe, Sete Anões, Lêda Tájra, Edison Lobão, Getúlio Vargas, Escola Comunitária, Elizeu Soares, Presidente Médici, Fonte de Luz e Vidal Pereira.

       

Homenagem a Professores

Professores recebe homenagem


A Prefeitura Municipal de Fortuna através da Secretaria de Educação conferiu a nove professores certificados de reconhecimento do seu desempenho no Projeto “Ler é Bom, Experimente” por ter avançado o nível de Leitura e Escrita dos Alunos. 

A entrega dos certificados foi durante o evento realizado na Praça da Liberdade, com a presença de um grande numero de pais e alunos das escolas da sede do município.

Os certificados foram entregues pelo Secretário de Educação professor Rivadavia Oliveira Paz as professoras Elenilda Martins U. E. Lêda Tájra, Luiza Oliveira CMDF Edison Lobão, Rosilene Morais dos Santos U.E. Raimundo Malaquias, Nirley Helena Alves E.U Dr. Getúlio Vargas, Analice Cavalcante de Sousa E.C. de Fortuna, Maria da Luz Martins U.E. Elizeu Soares, Silvandira Silva Menezes U.I. Presidente Médici, Antonia Lúcia Matos E.C. Evangélica Fonte de Luz e Eunice Pereira Machado U.E. Vidal Pereira.


sábado, 29 de novembro de 2014

Dengue

Mutirão de limpeza e coleta 
de lixo dos quintais

Aproximando-se do período chuvoso a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica com a parceria dos Agentes Comunitários de Saúde, realizaram um mutirão de limpeza e coleta de lixo dos quintais, afim de eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti que causa dengue.

A população colaborou com o pessoal ajudando na limpeza e descartando os objetos que não tinha mais utilidade de uso, que estavam armazenados a céu aberto no quintal, o serviço teve um ótimo resultado com 11 carradas de lixo retiradas e aproximadamente 25 toneladas de lixo.     




Sessão da Câmara 24 Nov 2014

Camara aprova PL 019/2014 
Plano de Cargo e Carreiras dos Trabalhadores da Saúde
Nesta segunda-feira (24/11), mas uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Fortuna foi realizada no auditório Josué Marques de Sousa, presidida pelo vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) compondo a mesa os vereadores Waschington Luís de Oliveira Soares (PT), vice-presidente e Luís Fernandes Leite (PT) primeiro secretário.

No plenário os vereadores Gildenor Gomes de Sousa (PT), José Alberto Sousa de Novais (PSD), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS), Francisco Wallison Araújo Silva (PP) e Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), Paulo Nunes da Silva Junior (PSC) e Roberto Luís Rodrigues da Silva Messias (PSB)

Na Ordem do Dia os vereadores discutiram e votaram os Projetos de Lei 018/2014 Denominação do nome de Condomínio Pedro de Sousa, 019/2014 Plano de Cargos e Carreiras dos trabalhadores da Saúde que foi enviado a Câmara pelo prefeito Arlindo Filho (PT) e a 020/2014 Cria o Departamento de Defesa Civil do Município.

Nas considerações finais usaram a palavra os vereadores Gildenor Gomes de Sousa (PT), Luís Fernandes Leite (PT) e Roberto Luís Rodrigues da Silva Messias (PSB)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Feira Agritec

Agritec 2014 Caxias MA


Na sexta-feira (21/11), o prefeito Arlindo Filho (PT) e a primeira dama Dra. Marcia Mendes estiveram  presentes na Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses, o evento que foi promovido pela Embrapa, Sindicato Rural e Prefeitura de Caxias, a feira que durou quatro dias de mostra e treinamentos para os agricultores familiares da Região dos Cocais.

O evento que também serviu de encontro para prefeitos, secretários e políticos, foi um evento que marcou os agricultores que tiveram a oportunidade de participar dos cursos e treinamentos e também conhecer novas tecnologias para melhorar a produção agrícola.

Durante o evento o Prefeito Arlindo Filho (PT) esteve com Raimundo Coelho ex-prefeito de Fortuna e Secretário Adjunto da Agricultura e Hilton Coelho presidente da FAEMA, nas dependências da feira.  


Clique na imagem abaixo e veja a feira

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Contador na Câmara

Contador na Câmara

Nesta segunda-feira (24/11) o contador Francisco Calvet esteve na câmara a pedido dos vereadores para esclarecer e tirar duvida em alguns pontos da Lei Orçamentaria para 2015, que será aprovada pela câmara na próxima sessão. 


Agritec 2014

Agricultores visitam Agritec 2014


Nesta sexta-feira (21/11) mais de 80 agricultores fortunenses viajaram a Caxias em dois ônibus para participar da AGRITEC 2014 – Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses, promovido pela Embrapa em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura de Caxias.

A Feira que foi algo diferente para quem está acostumado a ver outras feiras, no lugar de vender produtos, se ensinava novos conhecimentos para serem aplicados pelos agricultores familiares, varias salas com pessoal capacitado mostrando novas tecnologias e maneiras de no mesmo espaço produzir mais sem degradar o meio ambiente.

O prefeito Arlindo Filho (PT) vem apoiando os agricultores familiares fortunenses, para que possam produzir alimentos para merenda escolar e também consumo próprio, divididos em dois ônibus um levando agricultores que são acompanhados pelo contrato Ater/Agrofort e outro pela Secretaria de Agricultura do Município.


Limpeza da barragem

Limpeza da barragem do São José


Continua o trabalho de limpeza da barragem do Povoado São José, que será transformado em local turístico, os vereadores Luis Fernandes Leite (PT) e Gildenor Gomes de Sousa (PT) visitaram o serviço de retirada das vegetações que nascem dentro da água, ela tem dado muito trabalho ao pessoal arrastar para fora, o local está sendo preparado para ser um ponto turístico no povoado.

O que nos deixa triste é que vândalos já danificaram as instalações hidráulicas e portas do prédio onde vai funcionar a lanchonete, os recursos para construção e limpeza do açude, foram conseguidas por Raimundo Coelho líder politico na região através do deputado César Pires.  
  

sábado, 22 de novembro de 2014

Sessão da Câmara dia 17 nov 2014

Câmara derruba Veto do Prefeito


Nesta segunda-feira (17/11), mas uma reunião da Câmara Municipal de Vereadores de Fortuna foi realizada no auditório Josué Marques de Sousa, que foi presidida pelo vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) compondo a mesa os vereadores Waschington Luís de Oliveira Soares (PT), vice-presidente e Luís Fernandes Leite (PT) primeiro secretário.

No plenário os vereadores Gildenor Gomes de Sousa (PT), José Alberto Sousa de Novais (PSD), Ricarda Reis Barbosa (PDT), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS), Francisco Wallison Araújo Silva (PP) e Joaquim Neto Alves da Silva (PSD).

Nas considerações finais usou da palavra os vereadores Gildenor Gomes de Sousa (PT), Luís Fernandes Leite (PT) e e na tribuna livre Francisca Gomes da Costa presidente do SINTRASF.




quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Saúde do Homem

Quem disse que homem 
não se cuida?


Nesta quarta-feira (19/11) na Unidade Básica de Saúde Josué Marques, mais de 250 homens fizeram testes de prevenção HIV, sífilis, PSA e glicemia, a frequência dos homens para os exames foi maior do que a frequência das mulheres no outubro rosa.

Dentro e fora era grande o numero de homens esperando ser chamado para realizar os exames, a secretaria de saúde preparou um café para os que terminavam os exames tomar.   


Saúde da criança

Festa com crianças na Igreja
 O Brasil Para Cristo 

Nesta terça-feira a Igreja o Brasil Para Cristo realizou um evento para as crianças da Igreja e convidadas, o Pastor Adailton Fernandes convidou a enfermeira Priscila da Secretaria Municipal de Saúde para falar de saúde para as criança com o tema obesidade infantil.

A palestrante usou alguns vídeos para mostrar a garotada o mal que a obesidade faz a saúde, foi uma reunião muito animada, as crianças se mostraram muito interessadas com o assunto ficando atentas ao que era falado, elas cantaram brincaram e no final foi servido um lanche para os presentes.


Dia da Bandeira


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Caxias sedia

AGRITEC 2014
UMA FEIRA DIFERENTE


Começa amanhã quarta-feira (19) na cidade de Caxias a AGRITEC 2014 – Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses. Onde será mostrado ao agricultor familiar novos conceitos para a mudança da nova fronteira agrícola.

O maranhão que tem um solo fértil onde se plantando tudo dá, chegou o momento dos agricultores familiar por em pratica os ensinamentos deste grande evento.

A Agritec 2014 será aberta oficialmente amanhã às 9h no auditório do Espaço da Agricultura Familiar, no Parque da Cidade de Caxias, com o I Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense.

“E uma feira diferente das que estamos acostumados a ver no Maranhão e no Brasil, pois não se trata de uma exposição agropecuária, mas de uma feira de informações tecnológicas, para se mostrar as novidades, pesquisas e tecnologias sociais no campo”, anuncia o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa.

Durante estes quatros dias os participantes terão oportunidade de participar de Simpósio, conhecer Inventos voltados criados para facilitar o trabalho do campo, Mesas-Redondas, Minicursos, Oficinas, Clínicas Tecnológicas e Palestras.


Fonte/Gil Maranhão Maranhão <jornalistagilmaranhão@gmail.com>   

    

Audiência Pública 2014

Prefeitura realiza audiência na Câmara cumprindo metas fiscais.
A Prefeitura Municipal de Fortuna apresentou nesta sexta-feira (14/11) no auditório Josué Marques de Sousa da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública referente aos dois primeiros quadrimestres do Exercício Financeiro de 2014, e contou com a presença do prefeito Arlindo Filho (PT), de varias autoridades municipais, entre elas, vereadores, secretários, técnicos da prefeitura e representantes da sociedade civil.   

Francisco Calvet fez uma breve introdução da avaliação, e ressaltou a importância desse momento para cumprir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Hoje realizamos esta audiência pública que é um ato obrigatório onde a administração municipal presta contas aos cidadãos fortunenses” declarou.

O contador Francisco Calvet, e os secretários Raimundo Ribamar agricultura, Rivadavia Paz educação, Adriana Santos desenvolvimento social, Claudete Ayres cultura, Arytana Coelho saúde e Warley Fernandes procurador do município fizeram uma demonstração com slides das tabelas e gráficos com números referente a situação econômica dos dois primeiros quadrimestres do exercício de 2014.

O prefeito Arlindo Filho (PT) fez suas colocações finais falando das obras que estão em andamentos no município e das que estão prestes a iniciar a construção, no final respondeu alguns questionamentos dos presentes. 

sábado, 15 de novembro de 2014

Hoje


Sessão da Câmara dia 10 nov 2014

Sessão da Câmara

Nesta segunda-feira (10/11) no auditório Josué Marques de Sousa da Câmara Municipal de Fortuna, foi realiza mais uma sessão que foi presidida pelo vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) presidente, compondo a mesa os vereadores Waschington Luís de Oliveira Soares (PT), vice-presidente e Luís Fernandes Leite (PT) primeiro secretário. 

No grande expediente o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT) usou o espaço para falar da estrada de acesso ao povoado Santo Antônio do Aprígio começando do povoado São José, que está sendo construída.

No plenário os vereadores Gildenor Gomes de Sousa (PT), Paulo Nunes da Silva Junior (PSC), Roberto Luís Rodrigues da Silva Messias (PSB) líder do governo na câmara, José Alberto Sousa de Novais (PSD), Ricarda Reis Barbosa (PDT), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS), Francisco Wallison Araújo Silva (PP) e Joaquim Neto Alves da Silva (PSD). 

Na ordem do dia foi aprovado por unanimidade emendas a Lei Orgânica do Município. Nas considerações finais usou da palavra os vereadores Joaquim Neto Alves da Silva (PSD), Roberto Luís Rodrigues da Silva Messias (PSB), Luís Fernandes Leite (PT) e o vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB).

Veja Sessão ao vivo


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Estrada vicinal

Vereador visita estrada
Nesta terça-feira (11/11) o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT), visitou o serviço da estrada vicinal que liga o Povoado São José ao Povoado Santo Antônio do Aprígio, que esta sendo construída com um material que não tem a mesma qualidade da estrada que passa pelo povoado com ao Bom Sossego, os trabalhadores rurais que tem propriedade na localidade tem reclamado da quantidade de material solto, impossibilitando muitas vezes o trajeto das motos.      

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"