sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cartão PAA Banco do Brasil

Pequenos produtores de Fortuna recebe cartão do PAA
A prefeitura Municipal de Fortuna através da Secretaria Municipal de Agricultura nesta quinta-feira (30/10) com a presença do prefeito Arlindo Filho (PT) o Gerente Geral do Banco do Brasil agencia de São Domingos do Maranhão senhor João Bosco, o Secretário de Agricultura Raimundo Ribamar Soares, o secretário adjunto de Agricultura Gessé Rocha e o vereador Gildenor Gomes de Sousa (PT).

Depois das orientações dos secretários, do prefeito e do gerente do Banco do Brasil foi dado inicio a entrega dos cartões aos agricultores familiares que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O cartão do PAA que é a nova forma de pagamento. O cartão resulta da parceria entre o Ministerio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e o Banco do Brasil, que esta sendo entregue hoje pelo gerente do Banco do Brasil e o prefeito.


Feira de Agrotecnologia



Igreja Santuário de DEUS

III Congresso de Milagres
Pastor Antonio Carlos
Nos dias 24, 25 e 26 da semana passada, a Igreja Pentecostal Santuário de Deus localizada na Rua São Francisco realizou três dias de Congresso com a presença do presidente do Ministério Rondônia Pastor José Braga, dos pregadores Pastor Alencar Peixe, Pastor Paulo Cesar e do cantor S. Silva de Bacabal.

O Pastor da Igreja local Antônio Carlos que estava a frente do culto agradeceu a presença dos visitantes que lotaram o templo, foi preciso interditar a rua para acomodar as pessoas que estavam em busca de um milagre. Durante os cultos o cantor S. Silva, o Vocal Maranata e o Vocal Brilho Celeste estiveram abrilhantando o evento com louvores.

O III Congresso de Milagres contou com a presença dos irmãos das igrejas locais, e das caravanas das Igrejas das cidades de Bacabal, São Domingos do Maranhão e Colinas que vieram participar do culto.     

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Assalto a Banco

Bandidos explode agência do Bradesco
Foto do arquivo
Na madrugada desta quinta-feira (30/10) bandidos fortemente armados entraram na cidade e explodiram a agência bancaria do Bradesco localizado na Rua Pedro II, como não encontraram nada explodiram todo os equipamentos da agencia não escapou nem o cofre.

Com aproximadamente trinta dias a agência tinha sido assaltada por outro grupo que levou todo dinheiro que havia, e não havia dinheiro nos caixas eletrônico e nem no cofre da agência, eles revoltados destruíram toda a instalação atingindo comércios vizinhos.

Os moradores estão preocupados com o futuro da agência na cidade, pois ela é quem faz pagamento de maioria de aposentados, pensionistas e funcionários da prefeitura. Com a paralisação o comercio local já estava sentindo a queda nas vendas e nos recebimento.
Estado em que ficou a agência

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Agricultores assentados

Agrofort faz reunião com agricultores
No auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais nesta terça-feira (28/10) os técnicos da Agrofort realizaram palestras com agricultores das áreas de assentamento do município de Fortuna para explicar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), que todos tem que fazer e é obrigatório, documento que vai ser exigido pelos bancos para realizar financiamento.

Controle de queimadas que atualmente são realizadas pelos agricultores vem causado um prejuízo muito grande em outras propriedades onde os agricultores ficam sem ter condição de controlar o fogo.

Foi abordada também a questão do credito para os assentados e a renegociação das dividas existentes. Os técnicos Claudeci Gaspar, Maikom Barbosa e Samara Araújo prestaram toda a orientação aos assentados presentes.  

Sessão do dia 20 out 2014

Sessão da Câmara
Na segunda-feira (20/10) foi realizada mais uma sessão da câmara municipal de vereadores, a qual foi presidida pelo presidente vereador Vitorino Antunes (PMDB), compondo a mesa os vereadores Luis Fernandes Leite (PT) e Roberto Luis Messias (PSB).

No plenário os vereadores Gildenor Gomes (PT), José Alberto Sousa de Novaes (PSD), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS) e Paulo Nunes da Silva Junior (PSC). Nas considerações finais usaram a palavra os vereadores José Alberto de Novais (PSD), Gildenor Gomes (PT) e Roberto Luís Messias (PSB)

O vereador Gildenor Gomes (PT) apresentou Requerimentos para construção de praças nos Povoados Água Branca, Barro Preto, Porto das Pedras, recuperação da Rua Santo Antônio e também a construção de cerca entorno da Reserva Ambiental Antônio Martins. 


Gincana Solidária

Equipe da escola Comunitária é a 
campeã da I Gincana Solidária
Neste sábado (25/10) na Quadra Poliesportiva Doca Rego a escola Comunitária e Mariano Martins realizaram uma gincana para arrecadar alimentos não perecíveis para ser transformados em cestas básicas e doarem a população carente do município.

A gincana foi idealizada pelo professor Francisco Roberto e logo teve apoio da direção e professores das duas escolas, que assumiram juntamente com os professores envolvidos nas turmas 8ª/9º ano, elaborando as tarefas que valeriam pontos.

A gincana que abordou temas da atualidade como lixo, transito, leituras apresentação de danças e peças teatrais, brincadeiras, experiências, confecção de cartazes e por fim futsal tudo contando pontos. As turmas começaram cada com 100 pontos menos a Arara Azul que começou com 90 pontos por causa da conservação da sala de aula.

Este tipo de gincana poderia ser feita regularmente, no quesito de conhecimentos gerais muitos alunos se saíram bem, a Escola Comunitária com uma equipe e o Mariano Martins com três, na contagem de pontos a equipe Comunitários venceu a gincana. Os alimentos arrecadados passaram de meia tonelada.

A equipe composta pelas Diretoras professora Caciane Escola Comunitária e professora Francinete da Escola Mariano Martins, idealizador e responsável pela condução da gincana professor Francisco Roberto, mesa julgadora professores Walter, Ritinha, Eliane, Tatiane e Antônio Carlos, as equipes 

SCFV dos Idosos no CRAS

Alunas da FAMEP termina 
estágio no CRAS
Na quinta-feira (23/10) as alunas do Curso de Serviços Sociais, terminaram o estágio nos programas que são desenvolvidos pelo CRAS em Fortuna, os participantes já estavam acostumados com a presença das alunas que tratavam eles com carinho.

Foram cinco meses de convivências com os grupos de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com especialidade o de idosos, onde toda quinta feira tinha o compromisso com eles. Para as alunas do curso de Serviços Social o estagio foi muito proveitoso lidando com a realidade da convivência de muitos idosos com seus familiares.

A assistente social Thamyres Dias Reis que esteve acompanhando o estagio das alunas durante o período, quando elas estiveram praticando os conhecimentos adquiridos no curso de Serviços Sociais da Faculdade Médio Parnaíba. 



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mariano Martins

Mariano Martins
A Unidade Integrada Mariano Martins vem desenvolvendo projetos com os alunos a fim de tomarem gosto pela leitura, os trabalhos envolve professores e alunos com a finalidade de ler, escrever e interpretar textos da nossa literatura, como fabula poesias e histórias.

A diretora da escola Francinete Borges e os professores das turmas procuram orientar e dar meios para os alunos desenvolverem o seu potencial, escrevendo criando personagens e fazendo interpretação de textos criando cenários e bonecos fantoches dando vida a sua imaginação.

Chá de Rute

IOBPC Fortuna realiza III Edição do Chá de Rute
No sábado (18/10) a Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, realizou na quadra poliesportiva Doca Rego mais uma edição do Chá de Rute em Fortuna. O Ministério Chá de Rute que tem como objetivo evangelizar as famílias.

Na reunião anual que é realizada com a presença do Pastor Francisco Maia Presidente da Convenção Maranhense e sua esposa Pastora Dilma Maia Presidente do Ministério Chá de Rute e acompanhando do Pastor Josué Maia e esposa Pastora Elba Maia preletora da noite. O Chá reuniu vários casais que foram convidados pela equipe organizadora. 

A Igreja O Brasil Para Cristo fica localizada na Rua 18 de Janeiro Bairro Piauí, que é dirigida pelo Pastor Adailton Fernandes e a frende do Ministério Chá de Rute a Pastora Eliene Andrade.

sábado, 25 de outubro de 2014

Reunião do CMDRS

Garantia Safra


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) esteve reunido na quinta-feira (23/10), para tratar do aumento do número de agricultores participantes do seguro Garantia Safra. Atualmente esta participando do seguro 360 agricultores que preencheram os critérios básicos do programa.


Para o pequeno agricultor o Garantia Safra é uma ajuda, caso ocorra uma grande estiagem e perca a lavoura por falta de chuva, para que ele não venha passar necessidades enquanto chega a nova safra.    

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Reunião

Prefeitura e SINTRASF

Nesta quinta-feira (23/10) a prefeitura sentou-se com o SINTRASF para estudar o Plano de Cargos e Carreira da Saúde, representando a prefeitura estava Adryana Santos secretária de Controle Interno, Francisco Calvet Contador e Warley José Fernandes Lima Procurador Geral de Município, pelo SINTRASF Francisca Gomes da Costa presidente e três representantes da saúde. 

O Plano de Cargos e Carreira da Saúde vem de vários mandatos de prefeitos e nunca foi debatido para atualizar, o pessoal de nível superior é o mais prejudicado atualmente, por está recebendo um salario defasado de muitos anos.  O prefeito Arlindo Filho (PT) vem procurando dialogar com a classe, para evitar desgaste dos profissionais. 

Projeto de Leitura

Mutirão na Trilha da Leitura
A Secretaria Municipal de Educação vem realizando nas escolas da rede municipal de ensino. O Mutirão de Leitura, que tem como objetivo avaliar o desenvolvimento dos alunos e planejar melhorias para incentivar o habito de leitura.

O mutirão que está percorrendo todas as escolas da sede do município tem a finalidade de preparar os participantes para a culminância do projeto que tem como titulo "Ler é Bom Experimente" será na Praça da Liberdade em frente à Secretaria de Educação. Nas Escolas dos povoados a culminância será na própria escola. 

Na Escola Edison Lobão foi montada uma sala de leitura onde os alunos via o vídeo e lia a legenda em voz alta, enquanto outros individualmente ficavam ao lado dos coordenadores preenchiam uma avaliação para ver o grau de desenvoltura de cada um. 

Comitê Gestor Municipal

Programa ÁGUA PARA TODOS realiza reunião
Nesta semana esteve reunido o Comitê Gestor Municipal (CGM) do programa ÁGUA PARA TODOS, para analisar e aprovar lista dos agricultores que serão beneficiados com kit de irrigação doados pela Codevasf, todos preencheram os critérios básicos para participar do programa. 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AGROFORT EMBRAPA

AGROFORT traz técnicos da EMBRAPA a Fortuna
Nesta terça-feira (21/10)  dois técnicos da EMBRAPA a convite da Agofort estiveram apesentando aos técnicos da Agrofort, produtores e pessoal da secretaria de Agricultura as sementes da Rede Biofort, Graciela Vedovoto analista da EMBRAPA Sede Brasilia, Marcos Jacob de Almeida analista da EMBRAPA Meio Norte Teresina e Edson Mendes da Silva estagiário do Bioforte.


O prefeito Arlindo Filho (PT), o secretário de Agricultura Raimundo Ribamar Soares, o secretário adjunto da secretaria de Agricultura Gessé Rocha, os técnicos da Agrofort, STTRF e agricultores, estiveram atentos à apresentação das sementes de melhoramento convencional de feijão, batata-doce, milho e outros produtos com teor de nutrientes maior.   
      

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Zé Inácio em Imperatriz

Zé Inácio realiza arrastão da Dilma em Imperatriz
Na última segunda-feira, o leito deputado estadual Zé Inácio (PT) participou na tarde desta segunda-feira (20) no município de Imperatriz da caminhada arrastão do 13 que levou centenas de imperatrizenses para as ruas do bairro Grande Vila Nova.

Acompanhado de várias lideranças da região Tocantina, entre eles, vereadores e deputados e da vice-prefeita de Joao Lisboa Maria do Nilson, Zé Inácio (PT) percorreu as principais ruas do segundo maior colégio eleitoral do Maranhão em apoio à reeleição da presidenta Dilma.

No município de Imperatriz, o deputado eleito Zé Inácio (PT), contabilizou mais de 200 votos. Na oportunidade, o deputado estadual Zé Inácio (PT), agradeceu os votos obtidos no município e conclamou os imperatrizenses para no próximo domingo (26), votarem na presidenta Dilma. “O município de Imperatriz tem um papel muito importante neste segundo turno, por ser o segundo maior colégio eleitoral do estado, precisamos dar continuidade aos investimentos que a nossa presidenta Dilma fez nesta cidade”, diz Zé Região Tocantina – Ainda na região Tocanina, o deputado eleito, Zé Inácio (PT), percorreu outros municípios da região tocantina agradecendo os votos recebidos no último dia 05 de outubro. 

No sábado (18), o deputado foi recebido pelo prefeito João Pequiá, de Sítio Novo, bem como pela comunidade daquele município que lhe deu expressiva votação. No domingo (19), Zé Inácio (PT) esteve em Itinga do Maranhão, onde visitou lideranças e correligionários e a noite foi recepcionado pela prefeita Vete Botelho e por centenas de eleitores que fizeram questão de se confraternizar com o deputado e parabenizá-lo pela vitória nessas eleições.

Vale ressaltar, que Itinga foi o segundo município onde Zé Inácio foi mais bem votado, onde recebeu 3.520 votos. Zé Inácio foi votado em 196 dos 217 municípios maranhenses e foi eleito com 38.753, sendo o deputado mais votado do Partido dos Trabalhadores no Maranhão.

Matéria/Elisângela Matos

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Projetos Interdisciplinares

Leitura e Letramento
Meio Ambiente é Vida
O Centro de Ensino Estado do Rio de Janeiro realizou no dia 17/10 sexta feira da semana passada a culminância dos Projetos de Leitura, Letramento e Meio Ambiente, envolvendo as Equipes Gestora, Pedagógica, Professores e alunos da escola.  

Uma realização do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra e Centro de Ensino Estado Rio de Janeiro. A escola exerce papel fundamental na comunidade, contribuindo para a conservação e preservação do meio ambiente. A forma como nos relacionamos com o meio ambiente está diretamente ligado à qualidade de vida que nós temos. 

sábado, 18 de outubro de 2014

Saúde da Mulher

Movimento Outubro Rosa
Prevenção do câncer de mama
A Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (13/10) iniciou as atividades do movimento Outubro Rosa com uma caminhada pelas ruas do centro comercial de Fortuna terminando com um café da manhã ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lurdes na Praça da Matriz.

A secretária de Saúde Arytana Coelho de Oliveira no termino da caminha falou as pessoas presentes da importância do movimento Outubro Rosa, mostrando a comunidade o objetivo do movimento é mobilizar a sociedade, e principalmente as mulheres da importância dessa luta. A Prefeitura Municipal de Fortuna através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando varias atividades durante o período do mutirão.

O movimento que teve a participação do pessoal da secretaria e das equipes do Programa Saúde da Família esteve realizando aferição de pressão, avaliação antropométrica, palestras sobre câncer de mama, saúde bucal e palestra sobre alimentação saudável. Nos dias 13 e 14 o atendimento foi no PSF Doca Rego no Bairro Piauí, e no PSF do Povoado Morada Nova e no dia 16 no PSF Josué Marques no Bairro Maranhão.  


Na próxima semana o mutirão será realizado no dia 21 (terça-feira) no PSF São José no Povoado São José e no dia 23 (quinta-feira) no PSF do Povoado São João do Anajá. 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sessão da Câmara

Sessão da Câmara
Nesta segunda-feira (13/10) foi realizada mais uma sessão da câmara municipal de vereadores, a qual foi presidida pelo presidente vereador Vitorino Antunes (PMDB), Luis Fernandes Leite (PT) e Roberto Luis Messias (PSB).

No plenário os vereadores Gildenor Gomes (PT), José Alberto Sousa de Novaes (PSD), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa (PHS) e Paulo Nunes da Silva Junior (PSC). Durante a sessão foi aprovado o Projeto de Lei PL-014/2014 que cria o Agente Ambiental Municipal.  Nas considerações finais usaram a palavra os vereadores José Alberto de Novais (PSD), Gildenor Gomes (PT) Luis Fernandes Leite (PT), Roberto Luís Messias (PSB) e Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB).

Abaixo vídeo com os pronunciamentos dos vereadores.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia das crianças

Festa para as crianças no Parque de Vaquejada
O vereador Gildo do Lucindo realizou mais uma festa para a garotada no dia da criança no parque de vaquejada de sua propriedade. Foi uma tarde muito animada com distribuição de presentes e lanches e muitas brincadeiras que animaram a tarde do domingo 12 de outubro.

Esta festa já é uma tradição do vereador Gildo ele vem realizando todos os anos, ele gosta de ver a criançada animada se divertindo, coloca transporte para apanhar e deixar a criançada, aproximadamente 500 crianças estiveram no parque.    

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"