segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Zé Inácio em Fortuna

Zé Inácio visita Povoados
Durante todo o sábado (27/09) O candidato a deputado estadual  Zé candidato a deputado estadual ZInácio (PT) acompanhado do prefeito Arlindo Filho (PT) e os vereadores Roberto Luís Messias, Gildenor Gomes de Sousa, José Alberto de Novais, Washington Luís Soares, Vitorino de Oliveira presidente da Câmara de Vereadores e os  secretários Lindomar Barbosa e Carlos Borges, conversaram com moradores e lideranças comunitárias.

No final da tarde uma grande concentração foi realizado no povoado Barro Preto com a comitiva do prefeito Arlindo Filho (PT) e o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) e grande numero de moradores dos povoados vizinhos que estiveram presente ouvindo as propostas dos oradores.

Os vereadores falaram dos benefícios que o candidato Zé Inácio conseguiu para o município dentre eles a reforma das estradas vicinais. O prefeito Arlindo Filho (PT) fez um relato das obras que estão sendo feitas e as que estão paras iniciar, a estrada que esta sendo realizada, falou da escola que foi licitada para o Barro Preto, da Unidade Básica  de Saúde do povoado, do ônibus com ar condicionado que transporta os alunos para a escola, o Zé Inácio é o candidato do município, vamos ajudar ele nesta caminhada para que ele possa chegar lá.

domingo, 28 de setembro de 2014

SEBRAE MEI

Consultor do SEBRAE

O consultor do SEBRAE economista Albérico de Castro Barros esteve durante dois dias na Sala do Empreendedor prestando consultoria aos microempreendedores individual que procuraram a sala.

O SEBRAE em parceria com a Prefeitura através da Sala do Empreendedor vem prestando um serviço de acompanhamento aos MEI para que possam melhor desenvolver o seu empreendimento.

sábado, 27 de setembro de 2014

Educação

Planejamento mensal
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira (26/09) mais um planejamento mensal, com os diretores e professores da rede municipal de educação estiveram reunidos no Colégio Municipal Edison Lobão os professores do 1º ao 5º ano e na Escola Comunitária do 6º ao 9º ano.

O secretário de Educação professor Rivadavia Paz presente a reunião com os diretores que estavam planejando a compra de produtos dos produtores da agricultura familiar, cadastrados e autorizados a fornecer produtos agrícolas.


No período da tarde os professores os professores realizaram uma oficina de leitura para continuar o Projeto de Leitura “Ler é bom experimente”, realizado no Colégio Municipal Edison Lobão, presente a Supervisão de Educação e a equipe do PNAIC. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Educação Gincana

Mariano Martins realiza Gincana de Matemática
Na quinta-feira (25/09) na quadra poliesportiva esportiva Doca Rego, o professor Heverton Gomes da Unidade Integrada Mariano Martins, realizou com os alunos do 6º e 7º ano uma Gincana de Matemática, os alunos divididos em dois grupos disputavam pontos afim de saber quem era o melhor.
No final da gincana os alunos se divertiram jogando bola e andando de bicicleta, é uma maneira de fazer com que o aluno goste da matemática, o professor Heverton com grande habilidade controlava os alunos para não ensinar quem estava disputando, todos participaram da gincana.

A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela coordenadora municipal de ensino pedagógico professora Lucinalva Pereira Coelho Pinheiro.   

AGROFORT FORTUNA

Oficina de planejamento de ATER
Na segunda e terça (22 e 23/09) foi realizado pela Agrofort a oficina de planejamento do Núcleo Operacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a reforma agraria ATER, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fortuna.
 
No primeiro dia os técnicos da Agrofort que trabalham no núcleo operacional de Fortuna realizaram planejamento para trabalhar o plano de desenvolvimento da equipe. No segundo dia os técnicos trabalharam com os agricultores dos assentamentos participantes do Contrato/INCRA/Agrofort nº 22.000/2014.
 
Os funcionários da Unidade Avançada do INCRA em Barra do Corda Domingos Augusto chefe da unidade e os técnicos Sebastião Artur Lopes e Dorivan Carvalho Martins, falaram do trabalho que vão realizar nas associações dos assentamentos verificando os que estão aptos a participar do programa Minha Casa Minha Vida Rural, a pedido da Superintendência Regional do INCRA no Maranhão.  
 

Zé Inácio em Chapadinha

Zé Inácio (PT) visita assentamentos em Chapadinha
Durante todo este domingo (21), o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) realizou visita às áreas de assentamentos do município de Chapadinha. Acompanhado da prefeita, Dulcilene Belezinha, do secretário de Obras Aluísio Santos, do secretário de Trabalho e Renda, José Ribamar Lima de Sousa e do Secretário de Assistência Social Francisco das Chagas Lima Paiva e assessores.

A prefeita Dulcilene Belezinha, mais uma vez declarou que Zé Inácio (PT) é o candidato a deputado estadual dela e do seu secretariado. “Zé Inácio é o candidato deste município porque sempre trabalhou em prol da melhoria da nossa cidade e como reconhecimento de todo o seu trabalho iremos apoia-lo esta empreitada”, confirmou Belezinha.

Um dia intenso de atividades dentro das comunidades rurais de Chapadinha, onde o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) já realizou ações como gestor público e pretende realizar muito mais após eleito. O petista Zé Inácio (PT) conversou com moradores dos povoados Maceno e Vila Nova e os assentamentos Chapada Limpa I e II e Paiol.

Em Maceno, quando esteve como presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, liberou recursos para a construção de cerca de 200 quilometros de estradas, melhorando o caminho de acesso não das áreas adjacentes ao povoado também.

Segundo a agricultora Maria Firmina dos Anjos, depois da construção da estrada ela pode produzir mais na roça e agregar mais valor aos produtos que vende na feira da Sede. “Antigamente, antes dessa estrada o que eu produzia estragava porque as vezes não tinha como sair do Povoado para Chapadinha de tão ruim que era o caminho. Agora não, a situação é outra depois da estrada”, declarou.
No povoado de Vila Nova, quando esteve como Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Zé Inácio (PT) incluiu o povoado no Programa Saberes da Terra. Para a diretora da escola local, a professora Marinete Ferreira Lima essa foi uma das maiores benfeitorias para a comunidade. “A realidade da educação aqui dentro da Vila Nova mudou após o Saberes da Terra, graças ao Zé Inácio”, diz a professora Marinete.

Os assentamentos Chapada Limpa I e II, também foram beneficiadas, como Superintendente do Incra, Zé Inácio (PT), trouxe vários benefícios para essas comunidades. Além do beneficio da estrada, também teve a construção de casas e crédito apoio pelo Pronaf. Paiol também foi beneficiado com estrada e construção de poços artesianos.

O candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT), enfatiza que sempre trabalhou pela qualidade de vida no campo e garantiu que como deputado estadual, continuará realizando ações ainda mais abrangentes em todo o Maranhão para que o desenvolvimento rural de nosso estado seja uma Carreata da Vitória – Na noite de sábado (20), o candidato a deputado estadual Zé Inácio participou da a maior carreta já vista no município de Chapadinha. Com a presença de Paulinha Lobão e de vários políticos como os candidatos a deputado federal Cleber Verde e Chiquinho Escórcio e do suplente de Senador, Antônio Heluy (PT). Acompanhados da prefeita Dulcilene Belezinha, políticos da região e secretariados.
Após percorrer a cidade de Chapadinha, a prefeita Dulcilene Belezinha e seus candidatos, inclusive o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT), subiram ao palanque onde foi realizado um grande comício com a presença da futura primeira dama, Paulinha Lobão que trouxe mensagem do futuro governador do estado, Lobão Filho para o povo da região.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sessão da Câmara do dia 22/09/2014

Sessão da Câmara
Nesta segunda-feira(08/09) a Câmara Municipal de Vereadores de Fortuna realizou mais uma sessão ordinária, que foi presidida pelo vereador Vitorino Antunes de Oliveira(PMDB) presidente, Waschington Luis de Oliveira Soares(PT) vice-presidente e Luis Fernandes Leite(PT) primeiro secretário.

No plenário os vereadores Gildenor Gomes de Sousa(PT), Paulo Nunes da Silva Junior(PSC), Roberto Luis Rodrigues da Silva Messias(PSB), José Roberto Sousa de Novais(PSD), Ricarda Reis Barbosa(PDT), Luiz Gonzaga Coelho de Sousa(PHS) e Francisco Wallison Araujo Silva(PP).

Os vereadores aprovaram duas Emenda Modificativa 001 e 002 ao Projeto de Lei 009 que trata do Conselho tutelar. Na considerações finais usou a palavra os vereadores Fraancisco Wallison Araujo Silva (PP), Gildenor Gomes de Sousa (PT), Luis Fernandes Leite (PT) e o presidente vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB).


Na tribuna livre usou a palavra a presidenta do SINTRASF Francisca Gomes da Costa, que fez um relato da luta que vem tendo para resolver o pagamento do restante do abono dos professores, e direitos de algumas classes que não foram atendidos.  


domingo, 21 de setembro de 2014

Loteamento Nova Fortuna

Um novo bairro em Fortuna
Neste sábado e domingo (20 e 21/09), o empresário Walber Catingueiro lançou o loteamento Nova Fortuna, localizado na  estrada que liga a sede do município ao povoado São José, logo após a rua da Gloria.

O loteamento que tem aproximadamente 400 lotes localizados numa área privilegiada, com ruas abertas e piçarradas para acesso dos proprietários aos lotes, o stand de venda ficou todo o dia lotado, durante a noite na quadra poliesportiva Doca Rego foi oferecido aos compradores uma festa comemorando o lançamento do loteamento, com musica ao vivo.

Muitos fortunenses que moram em outras cidades com parentes na Fortuna compraram lotes para construírem como também os fortunenses, o Loteamento Nova Fortuna é um novo Bairro que esta surgindo na cidade com uma estrutura pronta.


Poucos lotes disponível para quem não adquiriu o seu, com o slogan "Saia do aluguel e venha morar bem", e a facilidade para adquirir um lote fez com que 80% fosse vendido ontem no primeiro dia.

CrediAmigo

Um ano de atividades em Fortuna
Nesta sexta-feira(19/09) o CredeAmigo comemorou um ano de atividade prestado ao empreendedor fortunense, realizando uma palestra com o tema “CONTROLANDO a empresa de maneira simples e fácil”.

O evento foi comemorado no auditório do CIAC onde esteve presente Lucikleia Carvalho Agente de Desenvolvimento Local (ADL) e os técnicos do CrediAmigo Aldi Borges, Valterlito Rodrigues, Wanderson Vieira e Antonio Francisco.

Os micros empreendedores de Fortuna estiveram presentes lotando o auditório, ouviram atentamente a palestra e fizeram algumas indagações, mostrando que estavam atentos ao palestrante.


O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico através da Sala do Empreendedor em parceria com o Banco do Nordeste S.A.   

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"