domingo, 29 de setembro de 2013

Religião

I DESPERTA JOVENS 
O grupo de jovens católicos de Fortuna realizaram neste sábado (28/09) o I DESPERTA JOVENS da cidade de Fortuna, durante todo o dia estiveram reunidos na Escola Getúlio Vargas realizando gincanas, depois realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade e a noite foi encerrada com uma Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes com participação de jovens de Fortuna e cidades vizinhas 



Miss Brasil 2013

Mato-grossense é eleita Miss Brasil 2013

Miss Brasil 2013, Jakelyne de Oliveira. (Foto: Carol Gherardi/Band)

Aconteceu neste sábado (28/09) em Belo Horizonte, Minas Gerais a escolha da Miss Brasil 2013. foi eleita a mato-grossense Jakeline de Oliveira, 20 anos estudante de Engenharia Agrícola, vencendo as finalistas dos estados da BA, PR, SP e MG. Eram 26 candidatas e das cinco finalista ela foi eleita a miss 2013. Garantindo assim uma vaga no Misse Universo que será realizado no dia 09 de novembro em Moscou, na Rússia.   


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE 


Nesta quinta-feira (26/09) no auditório Josué Marques de Sousa da Câmara Municipal de Vereadores de Fortuna foi realizada a VI Conferência Municipal de Saúde com a presença de mais de 150 participantes inscritos. Na composição da mesa prefeito Arlindo Barbosa Filho (PT), presidente da Câmara Municipal de Vereadores Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB), presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretária Municipal de Saúde Arytana Coelho de Oliveira, secretário de Educação Rivadavia Oliveira Paz, secretária de Assistência Social Adriana Santos, representante dos usuários Rose Oliveira, representante dos Agentes Comunitários de Saúde Sebastião Leles Coelho, presidente do SINTRASF Francisca Gomes da Costa, representante da Igreja Católica Padre Gilberto Antonio e o representante das Igrejas Evangélicas Pastor José Domingos da Igreja Batista em Fortuna, os trabalhos foram conduzidos pela mestra de cerimonial Rosimere Freire Calado Mendes.. 
Com o tema principal "Atenção à Saúde: Acesso, Qualidade e Gestão", que abordado pala palestrante Arytana Coelho de Oliveira presidente do Conselho Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Saúde de Fortuna, mostrou a realidade da situação da saúde no município, no estado e no Brasil. 


Durante a manhã e parte da tarde foram realizadas outras palestras abordando a problemática da saúde no município de Fortuna. 

A palestrante Roberta Menezes enfermeira da Atenção Básica Falou sobre "A realidade da atenção à saúde no município de Fortuna na Atenção Básica".
Palestrante Glaucia Barbosa médica veterinária da Vigilância Sanitária do Município, falou o tema "A realidade da atenção à saúde no município de Fortuna na Vigilância Sanitaria".
Palestrante Samira de Abreu enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Município falou o tema "A realidade da atenção à saúde no município de Fortuna na Vigilância Epidemiológica". 
Palestrante Renata Porto diretora da Unidade Mista Antonio Mendes Jardim do Município, falou o tema "A realidade da atenção à Saúde no município de Fortuna na Assistência Hospitalar".
Palestrante Gerlane Delfino assistente social do município falou o tema "A realidade da atenção à saúde no município de Fortuna na Tratamento Fora do Domicilio (TFD)",
Raimunda Alice Coelho farmacêutica e bioquímica do município falou o tema "Desafios da Programação de Saúde de 2014 para o município de Fortuna". 
O prefeito Arlindo Barbosa Filho (PT) e o presidente da Câmara Municipal Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) estiveram durante toda a manhã atentos aos debates. 
A conferencia teve um ponto positivo que foi discutir a realidade do município de Fortuna e com isso teve uma grande participação dos presentes que relataram fatos e apresentaram propostas nos quatro grupos que depois foi levados para a Plenária Final, e também escolhido os Delegados para a Conferência Estadual. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jumentento atropelado e morto

Passarinho atropela e mata jumento

Na manhã de ontem (25/09) o motorista de táxi placa HPQ 1399 São Domingos do MA conhecido por Passarinho bateu num jumento quando vinha de uma de suas viajem pela manhã da cidade de São Domingos do Maranhão, aproximadamente nas imediações do campo do Maranhão um jumento entrou na frente do seu veiculo e não dando para desviar atropelou e matou o jumento. O veiculo teve danos materiais mas nem o Passarinho e nem os passageiros tiveram nada. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Acidente

Hilux derruba parede

Na noite de terça-feira (24/09) aproximadamente às 20:00, a Hilux de placa MWL-0568 Marederlandia TO dirigida em alta velocidade segundo o condutor, que ao desviar de um cachorro perdeu o controle do veiculo e desgovernada passou entre a caixa d'água e a casa de força da bomba indo choca-se com a residencia do sr. Reinaldo no conjunto Nilo Pacheco, o acidente não deixou nenhuma vitima, o veiculo ficou danificado. 








Educação PNAIC

3º ENCONTRO DO PNAIC

Durante todo o dia do sábado (21/09) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, esteve reunidos na formação continuada os professores participantes do Pacto Nacional pala Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O encontro teve a participação dos coordenadores, orientadoras de estudo e professores. A coordenadora do programa Jacqueline da Silva Pimentel Coelho e a orientadora Darlene Glória Custódio dos Santos estiveram dando o treinamento aos participantes do programa.





Câmara Municipal

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES 


Na sessão ordinária desta segunda-feira (23/09) presidida pelo vereador Vitorino Antunes de Oliveira (PMDB) e com presença de nove vereadores, aprovou a PL-29/13 que trata da Politica de Resíduos Sólidos, por unanimidade e a PL-33/13 que trata da construção de banheiros públicos que também foi aprovada por unanimidade. 



domingo, 22 de setembro de 2013

Horta Ecológica

Horta orgânica no 
Povoado Morada Nova
No povoado Morada Nova a 11 km de Fortuna as sócias da Associação de Moradores do Povoado da Morada Nova, Antônia Santos do Rosário, Maria José Oliveira Silva e Benta Alborino montaram uma horta orgânica, elas estão produzindo hortaliças e cheiro-verde,  a procura pelos produtos tem animado as associadas que já falam em ampliar o cultivo. O prefeito Arlindo Barbosa Filho (PT) fez uma visita aos canteiro e deu orientações para melhorar o plantio e prometeu ajudar para implantar uma sementeira de mudas.
Toda a área tem um sistema de irrigação moderno implantado que facilita o trabalho e também economiza água que é muito importante para o cultivo e o principal destaque desta horta é a ausência de agrotóxicos e de fertilizantes artificiais durante o cultivo.       





sábado, 21 de setembro de 2013

3ª idade

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS

Nesta quinta-feira (19/09) retornou as atividades o SCFV para Pessoas Idosas, com a participação de um bom grupo. Os participantes já estavam com falta das reuniões das atividades sociais do grupo. O programa é coordenado pela assistente social Emília Pantoja de Oliveira, e as orientadoras Maria Soares da Silva, Maria Lausina Fernandes Silva, Hortelice Pereira Lima e Neusa Borges.
Nesta reunião os participantes debateram a violência contra os idosos pela sociedade e pelos familiares, cada um tem uma historia para contar própria ou de alguém que conhece.











Educação

REUNIÃO DE PAIS 
NA ESCOLA LEDA TÁJRA

Nesta sexta-feira (20/09) a diretora Maria Cristina Carvalho Ferreira realizou no auditório da Escola Leda Tájra uma reunião com os pais dos alunos para debater a seguinte pauta: Limite e valores da família;  Freqüência dos alunos; Rendimento Escolar; Entrega de Boletins; Reforço escolar e Programa Mais Educação. A maioria dos pais e responsáveis compareceram e participaram da reunião, Pela manhã para alunos do turno matutino e a tarde os do turno vespertino.





Sala do Empreendedor

SEBRAE EM FORTUNA

A Sala do Empreendedor localizada no prédio do CIAC. Trinta dias apos a sua criação a Sala do Empreendedor apresenta números positivos, o proposito é dinamizar ações que despertem o interesse dos empreendedores, com consultoria com especialistas e suporte técnico com orientação para cada tipo de consulta. Os números deste primeiro mês mostra o dinamismo da equipe envolvida no órgão. O prefeito Arlindo Barbosa Filho (PT) vem dando todo apoio para os empreendedores fortunenses serem formalizados.


Equipe responsável pelos números 
da Sala do Empreendedor de Fortuna 

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"