sexta-feira, 31 de maio de 2013

Informativo Saúde


Conselhos da Dra. Márcia



Se você está tentando engravidar e não está conseguindo você pode está apresentando algum grau de infertilidade. Começamos a investigar infertilidade quando a mulher está a um ano sem fazer nenhum método anticoncepcional e mantendo relações sexuais frequente sem conseguir engravidar.

O primeiro momento é avaliar pela ultrassonografia durante o período fértil se a mulher ovula normalmente e se esses folículos apresentam um padrão viável para a gravidez que é realizado a partir do 10° dia da menstruação. Uma das maiores causas de infertilidade é justamente anovulações crônicas por conta de ovários micropolicísticos e disfunções hormonais como insuficiência de progesterona.

No dia a dia do consultório ginecológico é frequente as queixas femininas de infertilidade e ao fecharmos esse diagnóstico e estabelecermos um tratamento essas pacientes engravidam em mais de 80 % dos casos. Após o uso da progesterona bioidêntica os resultados melhoraram bastante, inclusive os estudos mostram que pacientes que antes iriam para fertilização in vitro, hoje com a reposição desse hormônio na época certa a chance de engravidar aumenta bastante. A progesterona bioidêntica é um hormônio com a mesma configuração do hormônio produzido pelos ovários e seu uso transdérmico (na pele), afasta muitos dos efeitos indesejáveis dos hormônios sintéticos via oral.

Portanto, se você não está conseguindo realizar o sonho de ter um filho procure um ginecologista que possa fazer o diagnóstico e o tratamento devido. Hoje a mulher vive a era das múltiplas funções e apesar de todas as conquistas no campo profissional ter filhos continua sendo uma das maiores realizações afetivas nossas pois através da maternidade sentimos o mistério da vida se realizando em nós e nos aproximamos mais da perfeição de Deus, obedecendo a nossa natureza de mulher e mãe.



Dra. Márcia Cardoso Mendes, (especialista em ginecologia e obstetrícia) atende na clínica PRÓ-SAÚDE. e 1ª Dama do Município de Fortuna.

Nogociação de dividas

Secretaria Municipal de Agricultura



 




Hoje (31/05) no auditório do CIAC a convite da Secretaria Municipal de Agricultura a senhora Jeanne Gomes agente de desenvolvimento do BNB deu uma palestra das novas condições para regularização de dívidas rurais, explicando as Leis 12.716 e 12.249 e resoluções 4.211, 4.212, 4.128 referentes a descontos para pagamento de débitos com descontos variando com o tipo do financiamento. O auditório ficou lotado com agricultores que querem pagar suas dividas atrasadas com o banco. O secretário Municipal de Agricultura Raimundo Ribamar Soares ficou otimista pela quantidade de agricultores presentes a reunião. 



Taça Cultural 2013

Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer
Taça Cultural 2013
Início do Campeonato com jogos no Campo do Maranhão
Sábado 01/06/2013
Maranhão X Varjão
Equipe de arbitragem
Arbitro Lucimar Borges  
Auxiliares Jeffeson e Nensinho

Domingo 02/06/2013
Matriz X Santa Cruz
Equipe de Arbitragem
Arbitro Jeffeson
Auxiliares Valter Amorim e Zé do Gonçalo

Assembleia

 Assembleia do SINTRASF









O SINTRASF nesta quinta-feira (30/05) realizou Assembleia para tratar de assuntos ligados a classe referente cronograma de pagamento dos salários e escala de trabalho, a presidente do Sindicato Francisca Gomes da Costa esclareceu as duvidas, o Secretário Municipal de Educação Professor Rivadavia Oliveira Paz esteve presente na assembleia.

Seminario ICEF

Seminário de Avaliação 
da Chamada Publica







Nesta quinta-feira (30/05) o ICEF reuniu no auditório do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Fortuna, Agricultores das cidades de Fortuna, Parnarama, Lagoa do Mato e Buriti Bravo num Seminário de Avaliação com a presença da Fiscal do Contrato Antônia Araújo do INCRA.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Igreja Católica

Procissão de Corpus Christi














A procissão de Corpus Christi percorreu as principais ruas do centro da cidade, passando em frete do Hospital Municipal, rua do Comercio e retornando a Igreja Matriz. O Padre Gilberto Antonio carregou o Santíssimo Sacramento durante todo percurso da procissão.  

Educação do Campo

Educação do Campo
Os alunos do projeto Educação do campo realizaram o 1º seminário da Cultura do Maranhão, foi mostrado a comida, o artesanato e o folclore da cultura Maranhense, Os trabalhos foram executados pelos alunos e acompanhados pela professora Tatiane Coelho, o seminário que tem a finalidade de familiarizar os alunos com o publico fazendo com que eles apresentem os seus trabalhos. A coordenadora do curso Professora Maria Eunice Barros Veloso elogiou o empenho e dedicação dos professores e alunos no Seminário, no  evento o Secretário Municipal de Educação foi representado pela Professora Clene. 




















MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"