quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estradas


Construção das estradas














Neste final de semana o Prefeito Arlindo Filho, o técnico do INCRA, Chefe de Gabinete Nelson Frazão e o Sr. José Trajano percorreram as estradas vicinais do município, foi feito medição das estradas para construção e da ponte do riacho Pucumã, a situação das estradas estão precárias sem condições de trafego de veículos o que dificulta o acesso a sede do município, fica difícil para os agricultores trazer a sua produção agrícola e fazer compras na cidade. O prefeito vem pleiteando junto ao INCRA a construção das estradas e ponte, a fim de levar aos povoados o desenvolvimento para que o cidadão que ali mora possa ter os meios de sobrevivência e certo conforto, e que não seja preciso abandonar a sua terra. 


Aproveitando a visita conversou com moradores dos povoados ouvindo as suas reivindicações e pedidos e todos sempre falam do estado das estradas que é precário,  o prefeito tem procurado solucionar os problemas de acordo com as necessidades das localidades.



Funcionários


Pagamentos atrasados 

 
No começo desta semana o Secretario de Administração Lindomar Barbosa e o Procurador do município Dr. Warley Jose reuniu-se com a presidenta do sindicato dos funcionários púbicos de Fortuna Francisca para tratar do 13º e demais verbas que não foram pagas aos funcionários pela administração anterior. 



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Povoado São José


6 mil litros de água 

O poço artesiano que fica localizado em frente do campo de futebol, voltou a funcionar no ultimo sábado dia 23.
Depois de ter sido limpo, revisado a bomba, trocado a fiação velha por outra nova e colocado a quantidade de canos na medida certa, foi realizado a medida de vazão e elaborado o perfil do poço.





Dias antes foi trocado a caixa de 10 mil litros do poço que fia em frente da casa do Sr. Manoel Catolé que estourou com a pressão da água e pelo longo tempo de uso.





No local esta também duas outras caixas de 10 mil litros que serão instaladas nos povoados do Varjão e Barro Preto
   




domingo, 24 de fevereiro de 2013

Educação PNAIC


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC)

A Secretaria Municipal de Educação enviou quatro técnicos para participar do treinamento do PNAIC no núcleo de Presidente Dutra. O evento foi realizado nos dias 18 a 22

Participaram do treinamento a coordenadora do programa Darlene Gloria Custodio dos Santos e as orientadoras Reginalda Pereira Leal, Jaqueline Oliveira Pimentel e Marinuzia Lopes da Silva.  

O pacto é uma tentativa do Governo Federal para reduzir os índices de analfabetismo no Brasil, sobretudo, nos estados onde esses índices são alarmantes, como é o caso do Maranhão. Segundo a coordenadora do PNAIC na UFMA, Conceição Moura, esse é um compromisso conjunto. “O Pacto é uma aliança, um compromisso dos entes governamentais e da própria Universidade para desenvolver um processo de formação específico. A UFMA vai desenvolver esse processo com os professores formadores que, por sua vez, vão trabalhar com os professores orientadores de estudo que atuarão juntamente com os professores alfabetizadores. Nesse processo, nós estaremos acompanhando e avaliando todo esse percurso”, disse. 



 Leia mais                   PANAIC MARANHÃO

                                 ENTENDA O PNAIC

Educação


Prefeitura vai realizar o Encontro Pedagógico para servidores da rede Municipal de Ensino





Começa  nesta  quinta-feira (28/01), ás 8:00h, no auditório do Colégio Edison Lobão o Encontro Pedagógico, destinado aos Professores, Diretores, Coordenadores e Orientadores Pedagógicos da rede Municipal de Ensino.

Segundo o Secretário Municipal de Educação Rivadavia Oliveira Paz, o objetivo é fazer com que os professores  do município  veja na educação o horizonte diante do atual cenário de transformações tecnológicas, assim como, dos processos de mudanças característicos da sociedade brasileira.

Para isso,  durante os dias 28/02 e 01/03, dois dias de evento os participantes se dividirão em oficinas de estudo por modalidade de ensino, debaterão em plenária os temas propostos e ajudarão a elaborar o planejamento.

O prefeito Arlindo Filho do (PT)   participará da cerimônia de abertura  do Encontro Pedagógico. .

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Homenagem

Homenagem a Fernando Lyra

Pronunciamento na integra


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou nesta segunda-feira (18) requerimento de homenagem ao ex-deputado e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, falecido no último dia 14. O parlamentar lembrou ter ingressado na política pelas mãos do ex-ministro – foi seu chefe de gabinete no ministério – e contou que nunca deixou de tê-lo como conselheiro político.
Cristovam pediu que a homenagem fosse também acompanhada de voto de profundo pesar e de apresentação de condolências à família.
Segundo o senador, Fernando Lyra foi um político de princípios, que "fazia política com objetivos, com propósitos, não com interesses menores”. Para Cristovam, o ex-ministro sabia onde queria chegar e sua primeira meta sempre foi a democracia, uma vez que começou na política combatendo o regime militar.
O representante do Distrito Federal lembrou que o ex-deputado era grande articulador político e tinha a habilidade necessária para se chegar aos objetivos propostos. Ele destacou também a coragem de Lyra para fazer um caminho diferente quando fosse preciso, citando sua adesão à eleição de Tancredo Neves à Presidência da República no colégio eleitoral, em 1984, depois que a emenda para eleições diretas foi derrotada no Congresso Nacional.
Cristovam lembrou ainda que, como ministro, Fernando Lyra participou de decisões que mudaram o país, como o fim da censura e a adoção do multipartidarismo. Ele destacou ainda a “imensa generosidade” do ex-ministro, que "em nenhum momento colocava seu interesse pessoal na frente do interesse do grupo ao qual ele pertencia, fosse um partido político, fosse o grupo dos seus amigos".
Associaram-se à homenagem, em apartes, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Agência Senado  (18/02/2013

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fortuna


Fortuna pede pressa


A cidade recebida pelo prefeito eleito Arlindo Filho esta em situação precária, a sede da prefeitura deteriorada sem equipamentos e os que deixaram não tem condição de uso, o prédio tem que passar por uma reforma pois o mesmo não tem condições de abrigar os setores para um funcionamento adequado a população fortunense.
Os poucos documentos que deixaram estão amontoados em locais impróprios sem ter uma conservação adequada. O Sr. Carlos Alberto Borges Coordenador de Tributos Municipais recuperou alguns documentos levando para o prédio da Câmara Municipal de Vereadores local onde esta funcionando provisoriamente os gabinetes do prefeito e de algumas secretarias.
É triste se ver o estado em que foi recebido o patrimônio do município. Quando se fala de viaturas o estado ainda é pior são viaturas que não tem condições de andar pois foram tiradas peças e sem elas as viaturas não andam.
Esta herança deixada pela administração anterior vai entravar o bom andamento das coisas de quem quer fazer certo, o prefeito Arlindo Filho vai ter muito que fazer para colocar a prefeitura em ordem, afim de executar os projetos de desenvolvimento para o município.
Fortuna ficou parada no tempo durante 8 anos, poucas obras foram executadas no município, e as que foram ficaram inacabadas. A obra do saneamento básico falta ser concluída, como muitas outras, a população esta ansiosa para ver o desenvolvimento voltar para o município. Na visita do Vice Governador Washington Luiz a Fortuna ele disse "Queremos reafirmar nosso apoio à gestão do Arlindo, para trazer ao município desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e modernidade". O líder político em Fortuna Raimundo Coelho que também é Secretário Adjunto de Estado da Agricultura, este também empenhado em ajudar a administração do prefeito Arlindo filho. O prefeito tem um compromisso neste momento é o de fazer a cidade voltar ao seu desenvolvimento. Tem muito a fazer começando pela estrutura da prefeitura das escolas, das viaturas e equipamentos que tem de ser reformados e comprados, tudo precisa ser feito para que as coisas possam andar como de direito.  




terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Religião


Papa Bento XVI renuncia

É a manchete em todos os jornais do mundo e nas redes sociais, ele surpreendeu os católicos de todo o mundo, e ate os meios evangélicos comentaram a sua renúncia. Ele é o quarto Papa a renunciar o cargo, o último que renunciou aconteceu há quase 600 anos.


Ele deixara definitivamente no dia 28 deste mês a liderança da Igreja Católica. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Visita a Fortuna


Barragem da Lagoa do São José
 
Dr. Raimundo Coelho em sua visita a Fortuna alem da entrega dos Certificados dos Cursos  ministrado pelo SENAR na cidade e no povoado de Santo Antonio do Aprígio. Acompanhou também a visita dos Engenheiros Dr. José Alberto autor do projeto da barragem da Lagoa do São José e a Engenheira Dra. Fátima Mendes que veio fiscalizar  os serviços de construção da barragem. Depois de vistoriar toda obra ela informou ao Dr. Raimundo Coelho que os serviços estavam bem encaminhados e dentro do cronograma de execução e dentro das normas técnicas.

Aproveitando a visita dos engenheiros e após combinar com o prefeito Dr. Arlindo Filho, o Dr. Raimundo Coelho visitou com eles o trecho onde se pretende construir uma nova estrada de Fortuna a cidade do Jatobá, por fora da Fazenda Calumbi. Ao chegar no Jatobá conversou com a prefeita Francisca Consuêlo Lima da Silva ela também se mostrou animada e vai colaborar com o projeto. Continuando as visitas levou os engenheiros para mostrar a situação em que se encontra a ponte do Riacho Pucumã na extrema do município de fortuna com o de Eugenio Barros como também o trecho da estrada que liga da ponte do riacho Pucumã ate o povoado Coquinho que fica dentro da área do assentamento Estadual do ITERMA.

Esperamos que estas obras sejam executadas o mais rápido para que possamos ter um melhor e mais curto acesso a Colinas, e provavelmente ter passando por Fortuna ônibus de outras cidades.  

domingo, 10 de fevereiro de 2013

SENAR




SENAR PRESENTE EM FORTUNA





Sábado 9 de fevereiro o SENAR  entregou 60 certificados do Curso de Inclusão Digital Rural que foi ministrado pelo Sr. Wales Bello de Sousa Carmo instrutor do SENAR, a entrega foi feita pelo Dr. Raimundo Coelho vice presidente da FAEMA e o mobilizador de cursos do SENAR Sr. Candido Alves de Oliveira, após a entrega dos certificados o Dr. Raimundo Coelho destacou a importância da informática na vida de cada um cidadão, hoje quem não conhece o funcionamento e operação dos equipamentos digitais estão excluído, e perde muitas oportunidades de trabalho. Esta oportunidade dada pelo SENAR ao povo do campo de  utilizar para  comunicar-se nas redes sociais e também pesquisar assuntos de seu interesse. Tratando-se de um curso novo no SENAR a procura tem sido bastante grande. Na solenidade estava presente o Vereador Washington Luis Vice-Presidente da Câmara e o Vereador Gim Coelho.



Após o enceramento o Dr. Raimundo Coelho e o mobilizador de cursos Sr. Candido Alves se deslocaram para o povoado  de Santo Antonio do Aprígio, para fazer entrega de mais 50 certificados aos participantes dos Cursos  de: Pintura em Tecido, Bordado em Fita, Corte e Costura, Bombons e Chocolate, Doces e Salgados.

Este trabalho de treinamento que o SENAR faz é merecedor de aplausos, pois não é dando o peixe que resolvemos problemas mais ensinando a pescar, assim o cidadão terá o seu sustento garantido.


Veja mais Fotos

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NOTICIAS



LADRÕES AGEM EM FORTUNA

Na madrugada de hoje aproximadamente 1:45 três assaltantes arrombaram as portas da loja IS fashion levando 70% do estoque de mercadorias que estavam nas prateleiras, o prejuízo ainda esta sendo avaliado pelos proprietários.
O mais intrigante é que os ladrões não se preocuparam com o barulho que causaria arrombando  a porta de ferro e quebrando  a porta de vidro, os vizinhos ouvindo o estro do vidro acordaram e chamaram os proprietários, os ladrões não levaram mais mercadorias devido a movimentação de pessoas nas casas vizinhas.

MEC libera acesso ao Sisu

Sisu: MEC libera acesso ao resultado Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil -  O Ministério da Educação (MEC) liberou há p...

Tempo médio para aumento 9'36"